Vacilação&culpa

A dura derrota sofrida pelo presidente Barack Obama reafirma antigo alerta: na política, não existem espaços vazios. Ao deixar-se intimidar pela retórica agressiva dos setores mais atrasados da sociedade estadunidense e promover mudanças meramente cosméticas, Obama desmobilizou os que apostaram nas mudanças, dando brecha para que importantes espaços fossem ocupados por defensores de propostas demagógicas, que, contando com o forte apoio de mídia, lograram convencer parcelas da opinião pública de que os principais culpados pela crise, não eram as viúvas da Era Bush, incluindo seus setores mais caquéticos reunidos no inacreditável Tea Party, mas o próprio Obama. Ou seja, vacilação foi transformada em culpa.  

Estrago geral
Um negócio que já movimentou 140 milhões de m² em 2004, a exportação de cerâmicas feita pelo pólo de Santa Gertrudes, no interior de São Paulo, encolheu, em 2009, para 61 milhões de m². Este ano espera-se recuperação de, no máximo, 10%. “Exportar os produtos manufaturados é hoje sinônimo de prejuízo. Simplesmente perdemos o árduo trabalho que temos feito todos esses anos”, lamenta o presidente da associação de produtores locais, João Oscar Bergstron, que culpa o câmbio pelo problema.
O pólo é o maior produtor de cerâmicas de revestimento da América Latina, com 56% de participação em relação à produção do Brasil.
Para o executivo, a melhor solução para minimizar o prejuízo é aumentar as vendas no mercado interno. Impulsionado pelo crescimento do país e pelo programa Minha Casa, Minha Vida, a entidade projeta para os próximos dois anos crescimento de 60% da capacidade de produção. Este ano, até junho, o faturamento no Estado de São Paulo soma cerca de R$ 1,66 bilhão.

Fato histórico
Primeira mulher a ocupar a Presidência do Brasil, Dilma Rousseff começou com um gesto de paz, ao estender a mão aos opositores políticos. “Afinal, formamos um único povo”, elogia o presidente da LBV, José de Paiva Netto.
“Dilma Rousseff declarou, também na noite do último domingo, no encerramento de sua primeira palavra após o pleito eleitoral, que “a nação brasileira terá exatamente a grandeza daquilo que, juntos, fizermos por ela”. Com esse pensamento e a atitude dele nascida, que vençamos todos nós, o Brasil e seus cidadãos, pois é a vontade de gerações inteiras”, acrescenta Paia Netto.

Turismo
Começa dia 12 o I Congresso Nacional de Turismólogos, em Belo Horizonte, com a presença dos presidentes da empresa de aviação Azul, Pedro Janot, do IBCDTur, Rui Badaró, e da Planet Eork, Maurício Werner, entre outros. O professor Bayard Boiteux fará uma apresentação, dia 13, em que vai abordar a atual lei geral do turismo, suas incongruências e apresentará estudo crítico da atuação do turismólogo. Mais informações: www.turismologos.org.br/congresso

Sem culpa
A Nestlé lançou dois sorvetes com baixas calorias e sem gorduras: o Molico Yogo, de iogurte, sem adição de açúcares e apenas 37 kcal por porção (disponível em pote de 485g) e o La Frutta Zero (em embalagem de 536g), sabor morango. Este tem apenas 36 calorias por porção.

Caso médico
O médico André Volschan, responsável pela Unidade de Emergência do Hospital
Pró-Cardíaco, fará palestra, na cidade do Porto, Portugal, sobre embolia pulmonar, na “VI Jornadas de Actualização em Doença Vascular”. O evento, que acontece nesta sexta-feira e sábado, discutirá os resultados dos estudos multicêntricos de embolia pulmonar brasileiro e português.

Caranguejo
Antes ainda da II Guerra, o Hangar de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, tinha uma estação de trem, que levava passageiros de dirigíveis para o Centro da cidade. Agora, em pleno século XXI, aeroportos e até a rodoviária da capital ficam longe de trens e metrô.

Artigo anteriorMedo
Próximo artigoMaquiagem?
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Desigualdade, Big Tech e EUA são maiores ameaças à democracia

7 em 10 chineses avaliam que seu país vai bem na questão.

O poder do monopólio em rebaixar os salários

Um tributo a Joan Robinson, ‘uma das economistas mais importantes do século 20’.

Ricos querem pagar só 10% do imposto de Biden

Elisão fiscal ameaça levar US$ 900 bi do pacote para as famílias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Em cinco anos, SP reduziu em 32%, mortes no trânsito

Só Região Metropolitana reduziu em 29%; queda nas fatalidades em nível nacional foi de 22%.

Mercado reage em dia pós-Copom

Destaque para os pedidos por seguro-desemprego nos EUA.

Boas expectativas para o dia

Hoje, mercados começando aparentemente com realizações de lucros recentes e aguardando a decisão do Banco Central inglês sobre política monetária.

Mesmo com perdas de 75%, empresas em favelas mantêm 80% dos empregos

São mais 289 mil comércios registrados nas cerca de 6 mil comunidades em todo o Brasil.

OMS pede redução de desigualdades no acesso à higiene das mãos

Organização destaca que pandemia mostrou dramaticamente a importância da prática na redução do risco de transmissão.