Uma enfermeira mostra vacinas contra o papilomavírus humano (HPV) desenvolvidas por pesquisadores chineses no Hospital Provincial de Maternidade e Saúde Infantil em Wuhan, Província de Hubei, centro da China, em 18 de maio de 2020. (Xinhua/Xiong Qi)
Beijing, 12 mai (Xinhua) — A empresa biofarmacêutica chinesa, Beijing Wantai Biological Pharmacy Enterprise Co., Ltd. (Wantai) anunciou nesta quarta-feira que a autoridade sanitária marroquina aprovou a vacina bivalente contra o papilomavírus humano (HPV) desenvolvida pela Xiamen Innovax Biotech Co., Ltd. (Innovax), uma subsidiária integral da Wantai, informou o China Securities Journal.
Esta é a primeira vez que a vacina recebe aprovação no exterior, de acordo com Wantai, lembrando que ser capaz de exportar o produto para o Marrocos vai beneficiar o esforço da empresa para explorar o mercado mundial e aumentar a competitividade de seus produtos globalmente.
Com uma capacidade de produção de 30 milhões de doses por ano, a Wantai obteve uma receita de vendas de 3,24 bilhões de yuans (cerca de 479,96 milhões de dólares americanos) com a vacina contra o HPV em 2021, representando 56,34% do total da empresa no ano.
Desde outubro de 2021, a Wantai solicitou o registro das vacinas bivalentes contra o HPV em outros países, incluindo Tailândia, Nepal, Cazaquistão, Indonésia, Malásia, Camboja e Quênia.
Como a primeira vacina contra o câncer cervical autodesenvolvida na China, a vacina desenvolvida pela Innovax recebeu luz verde em dezembro de 2019 pelos reguladores chineses para o mercado doméstico e já estava oficialmente disponível desde maio de 2020.
Outras vacinas contra o HPV atualmente aprovadas na China incluem a vacina bivalente da empresa britânica GlaxoSmithKline, as vacinas tetravalente e nonavalente da empresa norte-americana Merck & Co., bem como a vacina bivalente da chinesa Walvax Biotechnology Co., Ltd. Fim
Leia também:
Mercados se recuperam em Shanghai à medida que a epidemia diminui