Vagabundagem chapa branca

A exemplo do general João Figueiredo, o presidente Lula continua tendo seus momentos mais autênticos quando foge do enquadramento dos textos oficiais. Semana passada, por exemplo, Lula disse que o Brasil é “o único país do mundo no qual as pessoas querem ganhar dinheiro sem investir”. Se aprofundar o raciocínio e exercer os poderes que lhe conferem a presidência, demite o ministro Palocci e o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, por, com seus juros pornográficos, sustentarem essa situação surreal.

Henfil&Heloísa
Autor de uma biografia sobre Henfil, o jornalista e professor Dênis Moraes foi abordado por uma jovem de 18 anos, que, de chofre, lhe perguntou se “Henfil entraria no PSOL?”. Depois de explicar que o criativo cartunista fundara o PT que não existe mais, porém jamais assinara a ficha de filiação, Moraes fez questão de acrescentar: “Pelo menos simpatia-quase-amor ele teria pelo PSOL.”

Gigante
O seminário “Ascensão da China: implicações estratégicas e econômicas”  trará ao Brasil Jacek Kugler, consultor do FMI, CIA e Pentágono, Ph.D. pela Universidade de Michigan. Desde 1979 Kugler avisa que a China será a principal potência mundial a partir de 2030. Também serão palestrantes no seminário promovido pelo Ibmec-RJ Yi Feng (Ph.D pela Universidade de Rochester e diretor da Universidade de Claremont) e Richard Smith (consultor da Chrysler, Citibank e Morgan Stanley). Claudio Haddad (presidente do Ibmec e ex-diretor do Banco Central) e José Luiz Glaser (diretor da Cargill no Brasil) serão debatedores. O evento será no próximo dia 9, às 8h30, na Firjan (Av. Graça Aranha, 1). Informações: (21) 3284-4000.

Non gratas
O Conselho Universitário da Universidade Federal Fluminense (UFF) aprovou resolução proibindo dirigentes universitários de autorizarem a entrada de “forças repressivas  nos espaços da universidade”. A decisão foi tomada depois que, no último dia 25, policiais militares – chamados pela reitoria para impedir a ação de piqueteiros – invadiram o campus do Valonguinho, espancando estudantes, professores e servidores técnico-administrativos. Diante do espancamento, o conselho decidiu que “os conflitos internos na universidade não podem ser resolvidos pela ação de forças agressivas do Estado”. Ou, nas palavras de um antigo educador democrata, repudiando a presença da polícia no campus da UFRJ, em plena ditadura: “Aqui só se entra por concurso.”

Obrigatório
O Direito Imobiliário de acordo com o novo Código Civil está no livro que o advogado Pedro Elias Avvad lança no próximo dia 8. Direito Imobiliário – Teoria Geral e Negócios Imobiliários (Livraria e Editora Renovar) será lançado a partir de 17h, no Restaurante Atrium, do Paço Imperial (R. 1º de Março esquina com Assembléia, Centro – RJ).

Comunitário é ilegal
Aliadas históricas do PT, as rádios comunitárias estão cada vez mais na mira do governo Lula. O secretário de Serviços de Comunicação do Ministério das Comunicações, Joanilson Laércio Barbosa Ferreira, anunciou que a principal medida do novo Código de Rádios Comunitárias, a ser divulgado até o fim do ano, tratará da punição dos empresários que anunciarem nesse tipo: “Estamos trabalhando com o Ministério Público, Fazenda Estadual e com os anunciantes para elaboração desse código”, afirmou Ferreira, que participou, recentemente, do 18° Congresso de Rádio e Televisão da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert), em Canela/RS.

Comercial não paga
Ao mesmo tempo em que cobram punição contra as comunitárias, os donos da rádios comerciais do Rio Grande do Sul se queixaram das… multas imposta ao setor pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O superintendente de fiscalização da Anatel, Ara Apkar Minasian, admitiu que o papel da agência é fiscalizar e não agir “como uma fábrica de multas”, mas salientou que muitas empresas não mudam suas práticas, mesmo após serem advertidas: “Infelizmente, muitos só deixam de desrespeitar as regras quando sentem no bolso”, disse o superintendente da Anatel.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorSETOR AÉREO
Próximo artigoSaco sem fundo

Artigos Relacionados

Fintechs e bancos disputam quem cobra mais

‘Não temos vergonha de sermos bancos’, diz Febraban; mas deveriam.

Terceira via tira a máscara

Diferença para atual governo está nos métodos, não nos fins.

Os EUA lavam mais branco

Lavagem de dinheiro através de imóveis tem poucos obstáculos na pátria de Tio Sam.

Últimas Notícias

Startup lança soluções para indústrias e pequenas e médias empresas

ReFact aposta em tecnologia própria inovadora para agilizar e unificar informações dos clientes no e-commerce.

Produção de cerveja retoma ao patamar de 2014: 14,1 bi de litros

Número de brasileiros que apreciaram uma cerveja em casa saltou para 68,6% em 2020, ante os 64,6% de 2019, de acordo com a Kantar.

Bem Brasil Alimentos acelera exportações de batatas pré-fritas

Indústria mineira realizou embarques para Bolívia, Uruguai e Estados Unidos e projeta quadruplicar o volume de vendas em 2021.

Vale cancela ações em tesouraria sem reduzir o valor do capital social

O Conselho de Administração da mineradora Vale aprovou o cancelamento de 152.016.372 ações ordinárias de emissão da companhia adquiridas em programas de recompra anteriores...