Vagas de emprego nos EUA ficaram ligeiramente acima das previsões dos analistas

Previsão era de um aumento para 7,65 milhões

107
Emprego nos EUA (Foto: Ting Shen/Ag. Xinhua)
Emprego nos EUA (Foto: Ting Shen/Ag. Xinhua)

Pesquisa divulgada hoje pelo Departamento do Trabalho dos EUA para medir vagas de emprego, o Jolts, apontou que o número de vagas de emprego nos setores não agrícolas do país aumentou para 7,7 milhões no último dia útil de janeiro.

Ainda segundo o apurado, o número de vagas de emprego ficou ligeiramente acima das previsões dos analistas, que esperavam um aumento para 7,65 milhões.

“O número de contratações se manteve estável em 5,4 milhões, enquanto o total de desligamentos registrou uma pequena variação, com 5,3 milhões. Dentro desse total, as saídas voluntárias somaram 3,3 milhões, e as demissões e dispensas ficaram em 1,6 milhão, apresentando pouca alteração em relação aos meses anteriores.”

De acordo com Carlos Braga Monteiro, CEO do Grupo Studio, “esse dado pode estar associado a desafios enfrentados no mercado norte-americano nos últimos anos, como a escassez de mão de obra em diversos setores.”

Espaço Publicitáriocnseg

Já para Volnei Eyng, CEO da gestora Multiplike, o relatório mostrou que havia 7,74 milhões de vagas de emprego abertas, um número maior do que o esperado (7,65 milhões) e também superior ao do mês anterior (7,51 milhões).

“Esse aumento indica que as empresas continuam contratando bastante, o que demonstra a força do mercado de trabalho. Por outro lado, outros sinais da economia mostram um ritmo mais lento de crescimento. O presidente Donald Trump fez declarações sobre uma possível recessão, e as tensões comerciais entre países aumentaram, gerando mais incerteza. Além disso, a política de tarifas para proteger a economia dos EUA e a inflação, que continua alta, estão prejudicando a confiança dos consumidores e dos investidores. Diante desse cenário, o Banco Central americano tem o desafio de controlar a inflação sem prejudicar o crescimento da economia, levando em conta os impactos das atuais políticas comerciais.”

Para André Matos, CEO da MA7 negócios. “os dados mostram que o número de vagas de emprego nos EUA praticamente não mudou em janeiro. Ainda assim, ao observarmos a queda na comparação anual, é possível perceber um indicativo de desaceleração na demanda por trabalhadores. Esse movimento pode estar ligado à maior cautela das empresas diante de um cenário econômico mais incerto. Desde que assumiu o cargo, há menos de dois meses, Donald Trump implementou altos impostos de importação sobre produtos provenientes dos três maiores parceiros comerciais dos EUA, Canadá, China e México, e promete que mais taxas estão por vir, isso deixa o mercado inseguro em relação a uma possível guerra comercial. No entanto, como o nível de vagas segue alto, o mercado de trabalho ainda se mantém sólido, sem sinais imediatos de uma recessão.”

O Jolts coleta dados dos empregadores sobre o quadro de funcionários, vagas de emprego, recrutamento, contratações e desligamentos de suas empresas.

Segundo o Br Invest, “uma vaga é considerada aberta apenas se atender às três condições a seguir: uma posição específica existe e há trabalho disponível para essa posição; a vaga pode ser preenchida dentro de 30 dias, independentemente de a empresa encontrar ou não um candidato adequado nesse período; e há um recrutamento ativo de trabalhadores fora do local da empresa que possui a vaga.

Leia também:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui