Vagões de metrô fabricados na China entra em funcionamento no norte de Portugal

O primeiro trem de metrô fabricado na China entrou em operação comercial na União Europeia (UE) nesta quarta-feira.

43
O Ministro do Ambiente e da Ação Climática de Portugal, Duarte Cordeiro (Centro), está sentado na cabine do condutor de um metrô fabricado na China, dentro da Estação de Metro da Trindade, no centro do Porto, Portugal, em 11 de fevereiro de 2023.
Xinhua - Silk Road

Porto, Portugal, 7 dez (Xinhua) — O primeiro trem de metrô fabricado na China entrou em operação comercial na União Europeia (UE) nesta quarta-feira.

O primeiro-ministro português, Antonio Costa, deu uma volta durante o primeiro dia de operação e inaugurou o serviço, enfatizando o investimento substancial do governo de quase 50 milhões de euros (quase 54 milhões de dólares americanos) do fundo de recuperação da UE, prometendo amplos benefícios para residentes e turistas.

Costa revelou planos para alocar mais de 1 bilhão de euros adicionais (1.078 milhões de dólares americanos) para o desenvolvimento de infraestruturas públicas em cidades importantes como Lisboa, Porto e Braga.

O Ministro do Ambiente e da Ação Climática de Portugal, Duarte Cordeiro, destacou que o recém-lançado metrô corresponde às expectativas do público em termos de viagens confortáveis e seguras, elevando significativamente a eficiência da rede de metrô do Porto.

Espaço Publicitáriocnseg

O metrô foi fabricado pela chinesa CRRC Tangshan, um projeto de parceria iniciado no início de 2020 com o Metro do Porto, que resultou na produção de 18 conjuntos de vagões e num contrato de serviço de manutenção de cinco anos.

Lançado oficialmente em 2021, o primeiro trem chegou ao Porto no final de 2022.

O Porto, a segunda maior cidade de Portugal, possui atualmente seis linhas de metrô e mais de 80 estações, cobrindo uma distância total de 67 km, atendendo tanto o Porto como as suas zonas suburbanas. Fim

Leia também:

PMI não manufatureiro da China aumenta em fevereiro
Cinturão e Rota
PMI não manufatureiro da China aumenta em fevereiro

Beijing, 1º mar (Xinhua) — O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) do setor não manufatureiro da China ficou em 51,4 em fevereiro, ante os 50,7 de janeiro, informou nesta sexta-feira o Departamento Nacional de Estatísticas. Uma leitura acima de 50 indica expansão, enquanto abaixo, contração. O subíndice para o setor […]

Montadoras de automóveis da China exploram mercado da América Latina
Cinturão e Rota
Montadoras de automóveis da China exploram mercado da América Latina

Shenzhen, 29 fev (Xinhua) — No início do Ano Novo Lunar chinês, um navio cargueiro vindo da China atracou no Chile com 214 ônibus totalmente elétricos. Este é um pedido entregue pela fabricante chinesa de ônibus Yutong Bus ao seu cliente chileno. Os ônibus atenderão às necessidades de transporte dos passageiros que viajam entre as […]

Baidu tem salto no lucro líquido e crescente desenvolvimento de IA em 2023
Cinturão e Rota
Baidu tem salto no lucro líquido e crescente desenvolvimento de IA em 2023

A gigante chinesa de tecnologia Baidu registrou um desempenho financeiro melhor do que o esperado em seu último relatório financeiro, com o lucro líquido não GAAP (princípios contábeis geralmente aceitos) em 2023 subindo 39% ano a ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui