Vai falar em público?

Especialista dá dicas de oratória.

Você já pensou em ser um apresentador dessas grandes premiações do entretenimento mundial? É um grande desafio entreter uma plateia exigente de um Oscar, Emmy ou Grammy, toda ela composta de profissionais altamente qualificados. E, não à toa, diversos artistas já fugiram dessa responsabilidade. Mas também há os corajosos que enfrentam as dúvidas e se jogam aos leões da crítica mundial.

A margem de risco é tão alta que, após a saída do humorista Kevin Hart e a polêmica que envolvia declarações homofóbicas nas redes sociais, o Oscar preferiu passar algumas edições sem um anfitrião. Até que chegamos à edição de 2022, marcada mais que qualquer outra por conta da polêmica envolvendo o humorista Chris Rock e o ator Will Smith.

Mas ficam as dúvidas no ar: como evitar polêmicas em um momento tão importante? Como ser engraçado, sem ser agressivo? Como acertar o tom da fala? Segundo a professora de oratória Laila A. Wajntraub, fundadora e CEO do Clube da Fala, “a questão nem sempre são os elementos, mas a forma em que são usados”.

A especialista dá algumas dicas para os apresentadores conquistarem o público e, dessa forma, valorizarem os grandes discursos. Confira:

Humor: “Não é à toa que a maioria dos mestres de cerimônia são comediantes. A comédia deixa o ambiente leve, descontraído, é ótima para criar conexão, inspiração e reter a atenção do público, pois surpreende e quebra as expectativas. O ponto chave ao utilizá-lo é a dosagem e o direcionamento. Neste sentido, o orador deve usar o humor direcionado a si mesmo ou a coisas materiais e evitar questões pessoais e/ou íntimas do outro. Além disso, é importante diferenciar os momentos que pedem descontração dos que devem retomar o foco com seriedade”.

Interação: “Tudo que se conecta transforma. A interação torna tudo mais interessante, emocionante e memorável. Estimula o bom-humor, o bem-estar e a felicidade, que automaticamente são convertidos em fidelização – afinal, somos uma espécie interativa, evoluímos com a interação. Sendo assim, ocorre a quebra da quarta parede, que acontece no teatro quando a plateia é convidada a interagir criticamente com a ação, por meio de um personagem que dirige sua atenção a ela, ou quando os próprios personagens expressam de alguma forma a consciência do jogo cênico. Essa é outra chave mágica para os apresentadores”.

Foco: “Uma boa apresentação precisa desse equilíbrio entre humor, interação e foco. A retenção da atenção e a produtividade devem caminhar juntas para o sucesso. Por isso, é essencial saber exatamente o ‘como funciona’, a programação completa, dados, fatos e conceitos. Essa é uma técnica eficaz, que garante uma apresentação consistente, coesa, coerente e descontraída ao mesmo tempo. Um ponto importante é o treino e a dedicação, que irão direcionar comunicador para a sua almejada conquista”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Teoria econômica é tema de workshop gratuito

Trazer novas contribuições das atuações em seus respectivos campos de pesquisa

Karla Sabah lança ‘On A Clear Day (You Can See Forever)’ no dia 2/6

Lançamento acontecerá nas plataformas e no YouTube.

15 anos de Estética In Rio

Setor continua sendo um dos mais indicados para investimentos 2022.

Últimas Notícias

Doria desiste da corrida presidencial

Em seu discurso, tucano diz que 'o PSDB saberá tomar a melhor decisão no seu posicionamento para as eleições deste ano.'

Ministério quer explicações da TecToy sobre carregador

Produto não tem autorização para ser vendido no mercado brasileiro.

Envios de celulares na China alcançam 69,35 milhões de unidades no Q1

As remessas de telefones celulares da China tiveram uma queda anual de 29,2%, chegando cerca de 69,35 milhões de unidades no primeiro trimestre deste ano, de acordo com um relatório da Academia Chinesa de Tecnologia da Informação e Comunicações (CAICT, sigla em inglês).

ONS: chuvas mantêm afluências estáveis

Reservatórios permanecem sem surpresas na terceira revisão de maio; carga de energia aumentou 2,2% em abril em comparação com 2021.

Receita do setor postal da China aumentou 6,3% de janeiro a abril

A indústria postal chinesa registrou um aumento constante na receita de negócios nos primeiros quatro meses deste ano, mostram os dados oficiais.