Vaia

135

Já é voz corrente no setor de energia elétrica: a Cesp será abocanhada pela multinacional Tractebel. Aliás, a privatização da estatal paulista mostra curiosa diferença tucana. Enquanto o governador de São Paulo, José Serra, vende a jóia da coroa estadual, seu colega Aécio Neves mantém a Cemig sob controle do governo mineiro. Aplausos para Aécio; já Serra, leva o quê?

Duas versões
Há uma intrigante contradição entre o diretor de Metrologia do Inmetro, Luiz Carlos Gomes dos Santos, e técnicos do instituto sobre a eficiência dos chips de medição eletrônica instalados – em caráter experimental – pela concessionária de eletricidade Ampla. Dois técnicos afirmaram que há discrepância entre os valores mensurados pela concessionária antes e depois da instalação de medidores comparativos pelo Inmetro. “Fiz em torno de 50 leituras comparativas e, dessas, 42 apresentaram problemas”, afirmou um dos técnicos. Já o diretor de Metrologia negou as diferenças e afirmou que não houve problemas em qualquer um dos medidores – que ele diz serem 24 – verificados pelo instituto.

Punição
O relator da CPI da Assembléia Legislativa do Rio que investiga as denúncias de irregularidades nos chips, deputado Paulo Ramos (PDT), disse que vai pedir, no relatório final, penas para os diretores da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), do Inmetro e da Ampla.

Pega geral
Depois de pegar a Pepsico do Brasil, multada em quase R$ 50 mil por maquiagem no Toddy Pronto, o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) poderia investigar o caso do AdeS. A Unilever, fabricante da bebida à base de soja, igualmente reduziu o conteúdo de 250ml para 200ml, colocando apenas discreto aviso na embalagem. E o valor por mililitro, conforme previu esta coluna, ficou mais alto.

Espaço Publicitáriocnseg

Seringueira ambiental
Nesta sexta, acontece o lançamento do selo “Seringueira Ambiental”, promovido pelo Instituto Tecnológico da Borracha (Iteb) em parceria com a Sociedade Brasileira Pró-Inovação Tecnológica. O objetivo é certificar programas que visam à redução dos gases de efeito estufa, através da implantação e monitoramento do plantio de seringueiras. O evento abordará ainda a importância dos fundos de carbono e do controle das emissões de gases. Mais informações: www.protec.org.br .

Pai Nosso
Diante do desmonte do castelo de cartas que sustentou o sistema financeiro nas duas últimas duas décadas, cresce entre os players as demonstrações de fé e esoterismo. Por isso, não custa lembrar que a primeira dívida pública organizada de que se tem notícia foi do Vaticano, mediante a colocação de títulos públicos, no século XV.

Fé S/A
Aliás, o primeiro livro sobre a contabilidade moderna tem como autor um religioso, o  frade e matemático franciscano Luca Paccioli, que, em 1494, escreveu sobre a teoria das partidas dobradas, segundo a qual todo débito corresponde a um crédito. O interesse do clero sobre o assunto decorria do fato de os principais empreendimentos comerciais da Europa Moderna e Medieval eram dirigidos pela Igreja.

Liderança feminina
Presidentes e diretoras de empresas se reúnem, nesta quinta-feira, em São Paulo, no 1º. Encontro de Mulheres Líderes. O evento, uma parceria entre a Agenda de Negócios e a revista AmericaEconomia, será realizado no Club Transatlântico. Na pauta, competitividade, produtividade, gestão, resultados e o papel da mulher no ambiente de negócios, na política e na sociedade.

Marcos de Oliveira e Sérgio Souto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui