Vale e SHS querem desenvolver soluções de descarbonização

214
Vale (Foto: divulgação)
Vale (Foto: divulgação)

A mineradora Vale e a siderúrgica alemã Stahl-Holding-Saar GmbH & Co. KGaA (“SHS”) assinaram um Memorando de Entendimento, nesta quinta-feira, que prevê o desenvolvimento de soluções focadas no processo de produção do aço carbono-neutro que atenderia em um primeiro momento a siderurgia do Rio de Janeiro. As empresas não estabeleceram datas para o início de algo mais efetivo.

A Vale informou que pretende estudar em parceria com a companhia alemã e explorar, em conjunto, dentre outras iniciativas: (a) a utilização do briquete verde de minério de ferro da Vale e pelotas de redução direta na siderurgia; (b) uma planta de briquete localizada próxima às das instalações da SHS; e (c) a tecnologia da Tecnored.

A iniciativa contribui para alcançar o compromisso da Vale de reduzir 15% das emissões líquidas de Escopo 3 até 2035. Desde 2021, a mineradora engajou com aproximadamente 30 clientes siderurgistas, representando aproximadamente 50% das emissões de Escopo 3 da empresa.

“Além disso, a Vale busca reduzir suas emissões absolutas de Escopo 1 e 2 em 33% até 2030 e alcançar neutralidade até 2050, em linha com o Acordo de Paris, liderando o caminho em direção a mineração sustentável”, destacou nota divulgada pela empresa assinada por Gustavo Duarte Pimenta, diretor executivo de Relações com Investidores.

Espaço Publicitáriocnseg

A meta de reduzir em 15% as emissões de CO2 até 2035, estabelecida pela Vale em 2020, deve ser revista em 2025 e, depois, a cada cinco anos. Há dois anos, 98% das emissões de CO2 da Vale eram provenientes de escopo 3.

A SHS é uma holding de gestão operacional ativa com duas companhias siderúrgicas em Saarland, Dillinger e Saarstahl. A Dillinger produz chapas grossas de aço para setores como construção em aço, offshore e tubulação. A Saarstahl é uma produtora de fio-máquina e vergalhão de alta qualidade para as indústrias automotiva e engenharia geral. As empresas estão prontas para moldar a transição para a uma produção verde.

A produção de aço verde está programada para iniciar em Saarland em 2027. A nova rota de produção incluirá um forno elétrico a arco (EAF) na planta de Völklingen e um forno elétrico a arco e uma planta de redução direta (DRI) para a produção de ferro-esponja na planta de Dillinger, além da rota de alto forno estabelecida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui