Vale ouro

A cobertura das Olimpíadas oferece ao presidente Lula poderoso paradigma para balizar suas relações com a mídia: os benefícios da concorrência. Bastou a TV Bandeirantes também transmitir os jogos para a Globo pôr de ponta cabeça sua grade de programação e oferecer aos brasileiros bem mais do que a papinha “dos melhores momentos” ofertada em outras Olimpíadas das quais detinha o monopólio de transmissão. Embora corra o risco de enfrentar novas vociferações dos setores monopolistas de praxe, Lula, certamente, marcaria um tento com o eleitorado.

Imagem
As eleições municipais são oportunidade ímpar para os candidatos a prefeito do Rio assumirem uma campanha suprapartidária em defesa da imagem do Rio de Janeiro, dentro e fora das suas divisas. Sem embarcar em qualquer tipo de polianismo, as lideranças políticas do estado precisam se contrapor ao maniqueísmo fabricado por donos de empresas de comunicação de que o Rio “só tem violência” ou de que “só existe violência no Rio”. Mês passado, em plenas férias escolares, um ônibus contratado por uma agência de viagem da bela Fortaleza com 40 turistas a bordo – a grande maioria estrangeiros – foi seqüestrado e os passageiros deixados apenas em trajes íntimos. Manchete nos jornais locais, a vilania não mereceu um segundo de atenção nos telejornais nacionais.
Por suas responsabilidades administrativas, tal campanha deveria ser encabeçada pelo prefeito César Maia e pela governadora Rosinha Garotinha. E incluir da melhoria das condições de segurança do estado ao contraponto à manipulação jornalística.

Turismo
O diretor do curso e do MBA em Turismo da UniverCidade, professor Bayard Boiteux, representará a instituição na 1ª Conferência Internacional de Turismo, em Portugal, que debaterá competitividade e sustentabilidade em hotelaria e turismo. O evento será realizado em 24 de setembro, no Hotel Sheraton Porto Hotel & SPA.

SOS Fato
Vinculado a movimentos sociais, como o MST, o jornal O Brasil de Fato corre o risco de  fechar as portas. Para manter a publicação em circulação, seus diretores e apoiadores  lançaram uma campanha de arrecadação de fundos para resolver os problemas financeiros que sufocam o jornal.

Cristiano Ronaldo Farias
Embora não votem no Brasil, atores de novelas mexicanas estão preocupados com seu futuro caso o deputado Lindberg Farias (PT-RJ) fracasse em sua campanha para prefeito de Nova Iguaçu. Pelos closes forçados e o tom melodramático, Lindberg tem tudo para desbancar os Ronaldo Alfredo e Vitor Manuel.

UIA
Presidente eleito da União Internacional de Advogados (UIA), o advogado de direito de família Paulo Lins e Silva embarca, neste domingo, para participar, na ONU, da reunião da UIA, em Genebra, Suíça. O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Roberto Busato, também participará do evento, que acontece entre os próximos 1 e 5.

Goela abaixo
Numa decisão que deixou os meios jurídicos, digamos, de boca aberta. O juiz Luiz Fernando Boller, do Juizado Especial Cível de Tubarão, no Sul de Santa Catarina, mandou devolver a dentadura da mulher de Pedro Paulo Nunes, que fora penhorada para quitar dívida da empresa de Nunes, a Pedro Paulo Nunes Alimentos Ltda, com a Cristiano Consorte Zapelini. No início do mês, ao ter executada a dívida, de R$ 700, Nunes disse não ter dinheiro para quitá-la e, com a concordância da mulher, Eliete Fortunato, ofereceu a prótese dentária como garantia. O casal alegou ter oferecido a dentadura como único bem por não ser adequada ao uso de Eliete, o que levara Nunes a sustar o pagamento do cheque. O juiz recusou a oferta, devolveu o aparelho à dona e pediu novas garantias, digamos, mais palatáveis.

Artigo anteriorDesconto-brincadeira
Próximo artigoSe a moda pega
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Inflação e PIB expõem falácia do Teto dos Gastos

‘Faz sentido?’, pergunta Paulo Rabello. ‘Claro que não’.

Mirem-se nos exemplos da Shell e da Exxon

Petrobras é fundamental para o desenvolvimento brasileiro.

Governo pode – e deve – controlar progresso tecnológico

Tecnologias transformadoras do século 20 não teriam sido possíveis sem liderança do Estado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Preço do diesel avança pelo quarto mês consecutivo

Combustível ultrapassou R$ 4 em fevereiro e os dois tipos, comum e S-10, registraram valores acima de todos os meses de 2020.

Antítese da véspera

Ontem o dia foi completamente diferente da terça-feira, em que começamos o dia raivosos, suavizando mais tarde.

Rio fecha bares à noite e adota toque de recolher

Bares e restaurantes agora só podem funcionar das 6 às 17h; em SP, diretor do Butantan defende que estado seja colocado em fase mais restritiva.

PEC emergencial e pedidos por seguro-desemprego

Mercados europeus fecharam mistos na quarta-feira; indicadores da Zona do Euro tiveram desempenho acima do esperado.

Setor de eventos terá parcelamento e isenção de impostos

Projeto foi aprovado pela Câmara e segue para o Senado.