Vale ouro

Campeão nacional no esporte de falar mal de si próprio, o Rio deveria se mirar no espetáculo promovido pela torcida do Cruzeiro, ao conquistar, domingo, o título brasileiro, para elevar sua auto-estima. Com transmissão em rede nacional, o Brasil inteiro assistiu às  cerca de 75 mil pessoas que lotaram o Mineirão cantarem “Explode Coração”, samba-enredo do Salgueiro. Maior reconhecimento a marca carioca, impossível.

Cautela
Primeiro estudo completo dos impactos das maiores culturas transgênicas comerciais no uso de pesticidas nos Estados Unidos, relatório divulgado no final de novembro pelo Centro de Política Ambiental e Científica do Noroeste dos EUA revelou mais uma razão para o país ter cautela ao lidar com os complexos interesses que envolvem o uso de transgênicos. O relatório mostrou que a plantação de 500 milhões de acres de milho, soja e algodão geneticamente modificados desde 1996 aumentou o uso de pesticidas em torno de 18.650 toneladas.
Nos três primeiros anos de comercialização (1996-1998), o uso de pesticidas caiu em torno de 9.500 toneladas em relação a culturas tradicionais, mas nos últimos três anos (2001-2003) acima de 27.200 toneladas de pesticidas foram aplicadas em áreas de culturas geneticamente modificadas. O relatório pode ser lido em www.biotech-info.net/technicalpaper6.html

Há controvérsias
Além disso Victor Pelaez, professor do Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), alerta em artigo no jornal O Estado do Paraná que o consumo de herbicidas na cultura de soja transgênica tende a ser superior ao da soja convencional e que a produtividade da soja convencional mostrou-se 12% superior à da transgênica. Um dos principais fatores para o aumento da produtividade da soja foram as pesquisas – nacionais – realizadas pela Embrapa para fixação do nitrogênio, por meio da associação simbiótica com a bactéria Rhizobium. Com a substituição da semente tradicional por transgênica, é possível que ocorra a perda da produtividade pela ausência dessa bactéria.

Barreira
Para deter a enxurrada de e-mails e publicidade indesejados, quase metade dos internautas recorre a tecnologias para manter sua privacidade. Pesquisa do Instituto Qualibest mostra que 17% possuem anti-spam, 9% anti-pop up e 12% possui ambos; 62% não utilizam nenhuma das ferramentas. O maior índice de utilização está entre os maiores de 40 anos de idade. Utilizam anti-spam 24% deles, anti-pop up, 12% e 24% possuem ambos os recursos.

Falha
Proteção para uns, problemas para outros. Editores de informativos on line reclamam que servidores anti-spam – computadores que guardam listas com emissores de e-mails não desejados e auxiliam nos softwares de bloqueio – reclamam que estão sendo barrados indevidamente. Mesmo com autorização dos clientes, acabam parando na lista negra, porque as empresas que oferecem serviço anti-spam nem sempre conferem as denúncias que recebem. Um grande site norte-americano que abastecia os programas contra spam saiu do ar justamente por esse motivo, após chuva de críticas de internautas e da mídia especializada.

Doente do pé
Em comemoração ao Dia Nacional do Samba, a SuperVia, concessionária dos trens urbanos do Rio de Janeiro, realiza hoje mais uma edição do Trem do Samba, que sai da Central do Brasil às 19h, após duas horas de “aquecimento”. Fundado por Paulo da Portela, na década de 20, e relançado em 1990 pelo compositor Marquinhos de Oswaldo Cruz, o evento já faz parte do calendário oficial da cidade. Grandes nomes do samba, como Nelson Sargento, Walter Alfaiate e integrantes das Velhas Guardas da Portela, do Salgueiro e do Império Serrano, partirão de trem rumo a Oswaldo Cruz, com muito samba e animação garantida.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anterior“Tô nem aí”
Próximo artigoVox populi

Artigos Relacionados

Alta dos preços leva a aumento de protestos

Agitação em países onde manifestações eram raras preocupa FMI.

Montadoras não vieram; demissões, sim

Promessas de Doria e Bolsonaro para fábrica da Ford não passaram de conversa para gado dormir.

Ganhos de motoristas de app desabam

Renda média é de pouco mais de 1,5 salário mínimo.

Últimas Notícias

Câmara deve colocar em votação PL que desonera tarifas de energia

Em 2021, o Brasil passou pela pior crise hídrica em mais de 90 anos

Metodologia para participação de investidor estrangeiro

Serão considerados os dados de liquidação das operações realizadas no mercado primário nos sistemas da B3

Fitch eleva rating do Banco Sicoob para AA (bra)

Houve melhora do perfil de negócios e de risco da instituição

Petrobras Conexões para Inovação cria robô de combate a incêndio

Estatal: Primeiro no mundo adaptado para a indústria de óleo e gás

Brasil tenta ampliar diálogo com a UE

Debate da recuperação econômica nas duas regiões e discussão sobre as perspectivas das políticas fiscais