Valor do aluguel residencial sobe 0,64% em outubro

Nos últimos 12 mesesem São Paulo a variação foi de 0,64%, percentual bem abaixo do IGP-M de igual período.

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor

A Pesquisa de Valores de Locação Residencial, divulgada mensalmente pelo Secovi-SP, aponta ligeiro aumento de 0,64% entre novembro de 2019 e outubro de 2020, percentual bem abaixo do IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado), medido pela Fundação Getúlio Vargas, que registrou 20,93% em igual período. Em outubro, o valor dos contratos de locação residencial fechados na cidade de São Paulo subiu 0,60% em relação a setembro.

“Esses percentuais demonstram o amplo descolamento do IGP-M perante o valor médio dos aluguéis no acumulado dos últimos 12 meses. Esse cenário ocorreu há 17 anos. Desde então, o IGP-M, que é utilizado em 90% dos contratos, manteve o equilíbrio financeiro nas relações locatícias, o que acreditamos voltará a acontecer nos próximos meses”, analisa Adriano Sartori, vice-presidente de Gestão Patrimonial e Locação do Secovi-SP.

Sartori diz ainda que os imóveis maiores – com 3 dormitórios – foram os que tiveram as maiores variações de preço: 1,80%, seguidos dos imóveis de 1 dormitório, que registraram variação de 0,50%. O valor do aluguel das residenciais de 2 dormitórios, segundo ele, cresceu apenas 0,30%, em média.

Responsável por quase metade (47%) dos contratos, o fiador foi o tipo de garantia mais frequente em outubro. O depósito de até três meses de aluguel foi bastante utilizado no mês: 37% dos locatários preferiram essa modalidade de garantia. O seguro-fiança foi o instrumento jurídico usado em 16% dos contratos de locação residencial.

O IVL (Índice de Velocidade de Locação), que avalia o número de dias que se espera até que se assine o contrato de aluguel, indicou que o período de ocupação foi de 29 a 86 dias. Os imóveis alugados mais rapidamente foram as casas e os sobrados: 29 a 57 dias. Os apartamentos tiveram um ritmo de escoamento mais lento: 33 a 86 dias.

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor