Vanguarda do atraso

93

Apesar da manutenção do superávit da balança comercial, que tem resistido à sobrevalorização do câmbio, as exportações do Brasil continuam concentradas em nichos de pouco valor agregado e mais sujeita a variações da economia internacional. Segundo levantamento da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), as commodities minerais e agrícolas continuam sendo “o carro-chefe da exportação nacional”. Segundo a AEB, as commodities predominaram entre os 25 principais produtos vendidos pelo país ao exterior em 2004 e que representaram 55,7% das exportações brasileiras. Ano passado, a soja em grãos liderou a lista de produtos mais vendidos, representando 5,6% das exportações do país. Já as vendas de aviões, que tiveram 3,4% de participação no total, ficaram em quinto lugar.

Grosseria petista
A tentativa do presidente Lula de repassar aos brasileiros a culpabilidade de seu governo pelos juros estratosféricos do país – “O brasileiro não tem coragem de levantar o traseiro para pesquisar juros menores.” – é o equivalente petista à grosseria tucana de FH, que, tendo se aposentado aos 42 anos, chamou os aposentados de vagabundos.

Caricaturas
A síntese buscada pelo senador José Sarney para explicar a crise no Equador – “Gutiérrez é o Chávez que não deu certo.” – poderia ser replicada por seus adversários com a afirmação de que “o Plano Real foi o Plano Collor – do qual Sarney foi pré-autor ao permitir que Maílson da Nóbrega jogasse, em apenas seis meses, a inflação de 15% para 84% – que emplacou.” Na verdade, Chávez tem tanto a ver com Gutiérrez quanto Sarney com o Real, mas, de tanto a lorota ser repetida, o primeiro ainda acaba como Gutiérrez que deu certo e Sarney como o Senhor Inflação, embora a taxa média de seu governo tenha ficado perto dos 15% ao ano.

Lucro na mídia
Comunicação e negócios, o lucro com responsabilidade social é o tema central do 8º Congresso Brasileiro de Jornalismo Empresarial, Assessoria de Imprensa e Relações Públicas. Um dos convidados especiais do evento é o apresentador Carlos Massa, o Ratinho, do SBT, que construiu um império econômico não exatamente respeitando o que é o assunto principal do congresso. O evento deverá reunir 600 profissionais de todo o país. As inscrições podem ser feitas através do site www.megabrasil.com. Informações também podem ser obtidas através dos telefones (11) 5573-3627 ou 5573-7573.

Espaço Publicitáriocnseg

Posse
O presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Amido de Mandioca (Abam), João Eduardo Pasquini, assume hoje a presidência da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Mandioca e Derivados, na Câmara Nacional, a convite do ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui