Vanguarda do atraso

Apesar da manutenção do superávit da balança comercial, que tem resistido à sobrevalorização do câmbio, as exportações do Brasil continuam concentradas em nichos de pouco valor agregado e mais sujeita a variações da economia internacional. Segundo levantamento da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), as commodities minerais e agrícolas continuam sendo “o carro-chefe da exportação nacional”. Segundo a AEB, as commodities predominaram entre os 25 principais produtos vendidos pelo país ao exterior em 2004 e que representaram 55,7% das exportações brasileiras. Ano passado, a soja em grãos liderou a lista de produtos mais vendidos, representando 5,6% das exportações do país. Já as vendas de aviões, que tiveram 3,4% de participação no total, ficaram em quinto lugar.

Grosseria petista
A tentativa do presidente Lula de repassar aos brasileiros a culpabilidade de seu governo pelos juros estratosféricos do país – “O brasileiro não tem coragem de levantar o traseiro para pesquisar juros menores.” – é o equivalente petista à grosseria tucana de FH, que, tendo se aposentado aos 42 anos, chamou os aposentados de vagabundos.

Caricaturas
A síntese buscada pelo senador José Sarney para explicar a crise no Equador – “Gutiérrez é o Chávez que não deu certo.” – poderia ser replicada por seus adversários com a afirmação de que “o Plano Real foi o Plano Collor – do qual Sarney foi pré-autor ao permitir que Maílson da Nóbrega jogasse, em apenas seis meses, a inflação de 15% para 84% – que emplacou.” Na verdade, Chávez tem tanto a ver com Gutiérrez quanto Sarney com o Real, mas, de tanto a lorota ser repetida, o primeiro ainda acaba como Gutiérrez que deu certo e Sarney como o Senhor Inflação, embora a taxa média de seu governo tenha ficado perto dos 15% ao ano.

Lucro na mídia
Comunicação e negócios, o lucro com responsabilidade social é o tema central do 8º Congresso Brasileiro de Jornalismo Empresarial, Assessoria de Imprensa e Relações Públicas. Um dos convidados especiais do evento é o apresentador Carlos Massa, o Ratinho, do SBT, que construiu um império econômico não exatamente respeitando o que é o assunto principal do congresso. O evento deverá reunir 600 profissionais de todo o país. As inscrições podem ser feitas através do site www.megabrasil.com. Informações também podem ser obtidas através dos telefones (11) 5573-3627 ou 5573-7573.

Posse
O presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Amido de Mandioca (Abam), João Eduardo Pasquini, assume hoje a presidência da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Mandioca e Derivados, na Câmara Nacional, a convite do ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorNovo enforcamento
Próximo artigoHerança maldita

Artigos Relacionados

Alta dos preços leva a aumento de protestos

Agitação em países onde manifestações eram raras preocupa FMI.

Montadoras não vieram; demissões, sim

Promessas de Doria e Bolsonaro para fábrica da Ford não passaram de conversa para gado dormir.

Ganhos de motoristas de app desabam

Renda média é de pouco mais de 1,5 salário mínimo.

Últimas Notícias

Câmara deve colocar em votação PL que desonera tarifas de energia

Em 2021, o Brasil passou pela pior crise hídrica em mais de 90 anos

Metodologia para participação de investidor estrangeiro

Serão considerados os dados de liquidação das operações realizadas no mercado primário nos sistemas da B3

Fitch eleva rating do Banco Sicoob para AA (bra)

Houve melhora do perfil de negócios e de risco da instituição

Petrobras Conexões para Inovação cria robô de combate a incêndio

Estatal: Primeiro no mundo adaptado para a indústria de óleo e gás