O Jaé, novo sistema de bilhetagem digital da Prefeitura do Rio de Janeiro, traz uma série de benefícios para os usuários de transporte público ao permitir uma gestão mais simples e prática das tarifas. O sistema, já implantado em modais de transporte regulamentados pelo município – como BRT, VLT, ônibus e vans municipais, vans e cabritinhos – elimina a necessidade de cartões físicos ou bilhetes de papel, com a possibilidade de gerenciar as passagens diretamente por um aplicativo de celular.
A Prefeitura do Rio propõe a expansão desse sistema para outros modais da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, como barcas, trens, metrô e ônibus intermunicipais, visando a gerar impactos positivos substanciais para os usuários e para a gestão do transporte na região.
Comparação do Jaé com o Navigo, de Paris
Na Região Metropolitana de Paris, o sistema Navigo é amplamente utilizado e oferece uma integração robusta entre diversos modais de transporte, incluindo trens, metrô, ônibus e bondes. Assim como o Jaé, o Navigo é um sistema de bilhetagem digital que também possibilita o uso de cartões físicos ou de soluções digitais via dispositivos móveis, tendo como principal vantagem a sua capacidade de integrar completamente todos os modais, permitindo que os passageiros utilizem um único meio de pagamento para deslocamentos complexos que envolvam diferentes tipos de transporte.
A integração proposta para o Jaé segue a mesma lógica do Navigo e traz benefícios evidentes:
- Facilidade na integração de modais: no Rio de Janeiro, onde as viagens frequentemente envolvem a combinação de diferentes meios de transporte (ônibus, trens e barcas), a implantação do Jaé permitirá que os passageiros paguem uma única tarifa, eliminando a necessidade de múltiplos bilhetes ou cartões.
- Simplificação no gerenciamento das passagens: assim como no Navigo, o Jaé facilitará a compra e o gerenciamento de tarifas através de plataformas digitais, eliminando a dependência de pontos físicos de venda e recarga.
- Promoções e descontos: no sistema Navigo, há promoções voltadas a determinados grupos de usuários, como jovens e idosos, além de tarifas reduzidas durante períodos de menor demanda. Com a expansão do Jaé, há a possibilidade de se implementar políticas semelhantes, tornando o transporte público mais acessível e atrativo, além de introduzir tarifas promocionais em fins de semana ou nos períodos de baixo fluxo.
Vantagens para a Região Metropolitana do Rio de Janeiro
A ampliação do Jaé para os sistemas de transporte da Região Metropolitana do Rio de Janeiro também trará vantagens estratégicas para a gestão pública e para os usuários:
- Redução de custos e fraudes: a eliminação gradual dos bilhetes de papel e a automação dos pagamentos reduzem os custos associados à produção e distribuição desses bilhetes. Além disso, a digitalização contribui para a mitigação de fraudes no sistema.
- Transparência e monitoramento: assim como no modelo parisiense, o sistema de bilhetagem digital do Jaé permitirá o monitoramento em tempo real do uso dos transportes, oferecendo dados preciosos para que as autoridades otimizem rotas, horários e frequências de acordo com a demanda dos usuários. Esse nível de controle é fundamental para a eficiência do transporte público em áreas densamente povoadas como a Região Metropolitana do Rio.
- Inclusão social: a oferta de promoções, descontos e até a possibilidade de tarifa zero aos domingos são incentivos que poderão tornar o transporte público mais acessível e inclusivo. No caso do Navigo, as tarifas semanais, mensais e anuais oferecem um custo reduzido aos usuários que utilizam o transporte regularmente, o que também pode ser replicado no Jaé.
Em última instância, a integração do Jaé aos modais intermunicipais pode criar uma rede de transporte mais coesa, acessível e eficiente, permitindo uma melhor mobilidade urbana e maior qualidade de vida para os moradores da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
É fundamental, portanto, que o Governo do Estado e a Prefeitura do Rio estabeleçam um pacto sustentável, para expandir o Jaé o mais rápido possível, uma vez que a gestão pública compartilhada da bilhetagem digital, com o adequado controle social, é estratégica para a melhoria imediata da mobilidade na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Ao seguir esse caminho, o Rio de Janeiro poderá avançar na direção de um sistema de transporte público mais eficiente, transparente e integrado, beneficiando tanto os usuários quanto a gestão pública.
José Augusto Valente é membro da Divisão Técnica de Transporte e Logística do Clube de Engenharia. Foi secretário de Política Nacional de Transportes e presidente do DER-RJ