Varejo deixa de ganhar bilhões com feriados e seus prolongamentos

O varejo brasileiro deverá deixar de ganhar, somente este ano, R$ 10,541 bilhões por conta dos feriados nacionais e suas pontes em...

O varejo brasileiro deverá deixar de ganhar, somente este ano, R$ 10,541 bilhões por conta dos feriados nacionais e suas pontes em períodos prolongados. A estimativa é da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

O presidente do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR), Claudio Felisoni de Angelo, explica que isso incidirá diretamente no resultado do setor em 2017. “E com o índice de desemprego que continua em alta, os consumidores continuam agindo com cautela no que se refere às compras”, afirma.

A FecomercioSP levou em consideração os dados da Pesquisa Anual do Comércio (PAC) e da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC). O valor é 2% maior que o montante ‘perdido’ em 2016 (cerca de R$ 10,367 bilhões). Ainda de acordo com o órgão, quando considerado o volume, os segmentos que devem ser mais afetados são os de supermercados (perdas de R$ 2,988 bilhões) e farmácias ou perfumarias (menos R$ 1,558 bilhão). O impacto pode ser ainda maior se levar em consideração as datas estaduais e municipais, que não foram consideradas neste cálculo.

 

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