Varejo dos EUA ficou abaixo do esperado

236
Felipe Sichel (Foto: Divulgação)
Felipe Sichel (Foto: Divulgação)

As vendas no varejo de dezembro tiveram leitura abaixo do esperado no headline (-1,91% ante 0% esperado). No control group (construído a partir da exclusão de alimentos, gasolina, materiais de construção e veículos), a queda foi de -3,08% ante 0,10% esperado e -0,54% no mês anterior. A leitura do headline anterior havia sido de 0,2% e foi revisada para 0,3%. Considerando a surpresa negativa e a revisão baixista da última divulgação, a leitura do mês fica -2,01% abaixo do esperado.

Todas as leituras por exclusão registraram decréscimos em suas taxas novamente. Na leitura y/y, somente o índice excluindo de automóveis e gasolina avançaram (16,53% contra 16,28%). Em termos de nível, essa foi a primeira queda (exceção feita ao índice com exclusão de veículos e gasolina e ao control group que caíram em novembro) desde o impacto da variante Delta em julho. A média do trimestre anualizada se encontra em 0,59% no headline e 0,34% no control group.

Em termos de composição, nonstore retailers retiraram -1,15% do índice, acelerando o ritmo do mês passado (-0,22%). O índice de difusão ficou em 3, menor patamar desde julho/2021 e em queda relevante se comparado a novembro (10). Destaca-se também a queda de materiais de construção (-0,41% ante 0,21%) e veículos (-0,42% em comparação com 0,21%).

A composição do resultado é ruim com forte deterioração do índice de difusão em relação ao mês passado. Somado às divulgações abaixo da expectativa do ISM de serviços, o ISM industrial e da produção industrial, vemos riscos baixistas para o PIB americano no quarto trimestre de 2021.

Espaço Publicitáriocnseg

.

Felipe Sichel

Estrategista-chefe do Banco Digital Modalmais

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui