De acordo com dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a expectativa para o Dia das Mães deste ano é de 5% de aumento nas vendas na comparação com 2023, totalizando R$ 7,03 bilhões de faturamento entre os dias 22 de abril e 11 de maio. Além disso, o número de pedidos deve chegar a 14,6 milhões.
Já segundo levantamento da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), os consumidores que saírem para comprar os presentes ou lembranças vão pagar em média 36% em impostos no preço final do produto.
No caso de perfumes importados, por exemplo, 78,99% são tributos. Os nacionais, um pouco menos, 69,13%. Os dados têm como base o Impostômetro, painel instalado no centro histórico da capital paulista que mede em tempo real os impostos, taxas e contribuições pagos as três esferas federal, estadual e municipal.
O economista da ACSP, Marcel Solimeo, lembra que a alta carga tributária não será o único desafio dos consumidores na hora de presentear suas mães. “Tudo o que compõe o preço final do produto, especialmente neste ano, vai chamar a atenção também pelos efeitos da inflação em alta, que diminui o poder de compra dos consumidores”.
A lista de produtos que, normalmente, é mais procurada na data revela ainda que celular, bijuteria, vinho importado e nacional, são altamente taxados com 39,80%, 43,36%, 44,73% e 59,73% respectivamente. O cálculo é feito pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT).