Varejo eletrônico no Sudeste teve queda de 8,31% em abril ante março

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E-commerce (Foto: Pixabay/CC)
E-commerce (foto Pixabay/CC)

Mesmo com o fato de as compras pela internet terem se tornado um hábito na rotina de consumo no Sudeste, as vendas virtuais tiveram queda de 8,31% em abril, ao comparar com março. Usando a mesma base de comparação, o faturamento do setor também registrou variação negativa (-12,95%). Os dados são do índice MCC-Enet, levantamento desenvolvido pela Neotrust Movimento Compre & Confie em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net).

No mesmo período comparativo, todas as regiões tiveram queda: Norte (-6,72%); Nordeste (-7,90%); Centro-Oeste (-8,85%); e Sul (-10,02%).

Na avaliação das vendas pela internet do Sudeste, com a comparação entre os meses de abril (2022 e 2021), houve queda de 3,24%). Porém, o acumulado no ano segue em alta: 5,74%. No ranking regional, considerando o acumulado no ano, as demais regiões tiveram o seguinte desempenho: Norte (28,03%); Nordeste (19,50%); Centro-Oeste (14,19%); e Sul (12,09%).

O faturamento do varejo eletrônico no Sudeste caiu (-9,74%), ao comparar abril deste ano com o mesmo mês do ano passado. Já o acumulado no ano, segue em expansão: 3,33%. No acumulado no ano, as demais regiões tiveram o seguinte desempenho: Nordeste (11,68%); Sul (10,95%); Norte (10,50%); e Centro-Oeste (6,67%).

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Outra pesquisa também da Neotrust mostra que o varejo eletrônico brasileiro teve um crescimento de 12,6% no primeiro trimestre de 2022, o que representou um faturamento de R$ 39,6 bilhões ao comércio digital. Houve também alta no número de pedidos, que totalizou 89,7 milhões de compras pela internet, uma elevação de 14% em comparação aos três primeiros meses do ano passado. O destaque é a região Nordeste, que registrou aumento de 20% no faturamento e somou R$ 6,95 bilhões, além de alta de 29% nos pedidos, com 14,3 milhões de compras realizadas. Todas as regiões brasileiras apresentaram crescimento no primeiro trimestre deste ano. O Sudeste arrecadou R$ 22,8 bilhões e teve mais de 54,7 milhões de compras, elevação de 9% em ambos os indicadores em comparação com o mesmo período do ano passado.

As categorias que tiveram maior faturamento no primeiro trimestre de 2022 são telefonia, eletrodomésticos, eletrônicos, moda e acessórios e informática. Os destaques em faturamento são os eletrodomésticos, com crescimento de 25,8%, e moda e acessórios, com elevação de 25,5%. Apesar de configurarem entre os segmentos de maior arrecadação, telefonia e informática apresentaram queda em faturamento, com redução de 0,6% e 20,3%, respectivamente.

Moda e acessórios, beleza e perfumaria, alimentos e bebidas, saúde e utilidades domésticas são as categorias com maior número de pedidos entre janeiro e março deste ano, sendo alimentos e bebidas o setor que mais cresceu no período, em 73,4%. Saúde também avançou, com aumento de 38,1% nas compras.

Entre as formas de pagamento, o cartão de crédito foi o método mais utilizado nas compras digitais nos primeiros três meses de 2022, representando 82,6% do faturamento total. Segundo a Neotrust, houve 6,5 pontos percentuais de redução no número de pagamentos por boleto no primeiro trimestre, movimento contrário ao PIX, que vem sendo utilizado cada vez mais, saltando de 4,3% no primeiro trimestre de 2021 para 9,7% no mesmo período em 2022.

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