Varejo no Rio de Janeiro cresce acima da média nacional

Como aconteceu no Brasil, compras nos supermercados puxaram a alta no varejo no Rio de Janeiro em setembro

124
Saara (Foto: Sindilojas-Rio/Divulgação)
Saara (Foto: Sindilojas-Rio/Divulgação)

Análise feita pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), com base na Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) de setembro de 2023, do IBGE, mostra que o varejo no Rio de Janeiro registrou aumento de 3,1% em relação a agosto, na série com ajuste sazonal (que leva em conta as diferenças entre cada mês, como número de dias úteis, por exemplo). Com isso, o resultado do comércio varejista fluminense foi o maior de todo o país.

O índice apresentou crescimento de 7,1% ante setembro de 2022. As categorias com alta em 12 meses foram hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (13,3%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (7,7%) e combustíveis e lubrificantes (6,1%).

“A atividade de hiper e supermercados tem apresentado ganhos consecutivos desde julho deste ano, devido ao aumento do poder de compra das famílias em relação à alimentação no domicílio. Assim, seu crescimento e maior peso na composição do índice estimulam o comércio varejista a permanecer no campo positivo, mesmo com o desempenho mais modesto em outras atividades”, explica o diretor-executivo do IFec RJ, João Gomes.

O varejo no Rio de Janeiro “apresentou a segunda maior alta interanual da atividade (13,3%), além de ter apresentado crescimento interanual do saldo de contratações de trabalhadores formais superior ao nacional, segundo dados do Caged [sistema de registro de trabalhadores com carteira]”, comemora Gomes.

Espaço Publicitáriocnseg

“Para os próximos meses, espera-se que um consumo mais amplo ganhe força a partir da melhora nas condições financeiras das famílias, tanto através do programa Desenrola Brasil quanto da suavização dos efeitos da política monetária restritiva”, analisa o diretor-executivo do IFec RJ.

No país, o volume de vendas do comércio varejista avançou em setembro, de acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio. O índice registrou aumento de 0,6% em relação ao mês de agosto. Além disso, o índice apresentou crescimento de 3,3% ante setembro de 2022.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui