O faturamento no varejo durante a Black Friday 2024 na região Sudeste apresentou um crescimento de 18,2%, conforme apontam os dados do Índice Cielo do varejo Ampliado (ICVA). A unidade federativa com o maior crescimento foi São Paulo, com alta de 20,8%. Também se destacaram o Rio Grande do Sul (20,6%), Paraná (19,2%), Santa Catarina (18,5%), Rio de Janeiro (16,7%) e Pará (16,4%). A análise considerou as vendas realizadas no dia 29 de novembro deste ano ante 24 de novembro do ano passado.
Segundo o estudo, esse aumento acompanha o crescimento nacional de 16,1% em comparação com igual período do ano passado. Em todo o país, o destaque foi o comércio físico, com alta de 17,1%, enquanto o eletrônico subiu 8,9%. Em relação aos segmentos, a liderança foi de supermercados e hipermercados, com alta de 26,2%. Na sequência aparecem drogarias e farmácias (21,7%), vestuário (18,2%) e alimentação (17,0%). O faturamento de móveis, eletro e departamento, um dos segmentos mais impactados pela Black Friday, subiu 7,9%.
“Este ano a Black Friday superou pela primeira vez o nível do período pré-pandêmico e teve faturamento 15,2% maior que em 2019. Uma das razões para essa alta foi o pagamento da parcela do 13º e de benefícios como vales exatamente no dia da Black Friday”, afirma Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo.
Segundo ele, “a última vez em que isso havia ocorrido foi justamente em 2019”.
De acordo com o ICVA, os resultados de cada região em relação à Black Friday de 2023 foram: Sul (19,5%), Norte (18,6%), Sudeste (18,2%), Centro-Oeste (15,0%) e Nordeste (13,2%).
Já estudo da Linx atualizou o desempenho do varejo em todo o mês de novembro e no fim de semana da Black Friday (sexta, sábado e domingo) mostrou que no comércio eletrônico houve aumento na quantidade de vendas em novembro de 17% em comparação com novembro de 2023; aumento de 18% na quantidade de vendas no final de semana da Black Friday (sexta, sábado e domingo) em comparação com mesmo período de 2023 e que apenas a sexta-feira da Black Friday foi responsável por 9% das vendas do mês.
Ainda segundo o estudo, houve aumento no faturamento de 20% em comparação com novembro de 2023 e de 18% no faturamento no final de semana da Black Friday (sexta, sábado e domingo) em comparação com mesmo período de 2023.
Quando o assunto é fidelização, a Black Friday deste ano experimentou aumento de 26% nas vendas e de 19% no faturamento no final de semana em comparação com mesmo período de 2023.
Segmento de moda, acessórios, calçados e confecção tiveram aumento na quantidade de vendas em novembro de 9% em comparação com novembro de 2023; e apenas a sexta-feira da Black Friday foi responsável por 9% do faturamento do mês.
Já o segmento de calçados teve aumento no faturamento em novembro de 7% em comparação com novembro de 2023 e aumento de 7% no faturamento no final de semana da Black Friday (sexta, sábado e domingo) em comparação com mesmo período de 2023: apenas a sexta-feira da Black Friday foi responsável por 7% do faturamento do mês.