Varejo perdeu R$ 31,7 bilhões em um ano

De 2022 ante 2021, artigos de esportes, perfumarias, construção/lar, magazine nacional, magazine regional, moda apresentaram perda acima da média

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Varejo comércio loja de roupas popular na Saara, RJ
Varejo comércio loja de roupas popular na Saara, RJ (Foto: ABr/arquivo)

O índice médio de perdas no varejo aumentou 22,31% em 2022 em relação a 2021, atingindo uma perda total de R$ 31,7 bilhões. Os setores de artigos de esportes, perfumarias, construção/lar, magazine nacional, magazine regional, moda e outros apresentaram uma perda acima da média. Os dados são da “Pesquisa Abrappe de Perdas no Varejo Brasileiro – Resultados 2022”, conduzida pela KPMG e a Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe) a partir de entrevistas com 192 empresas. Na amostra, constam os maiores varejistas do Brasil, distribuídos em 20 estados e quatro regiões geográficas.

Os supermercados novamente tiveram destaque no aumento pelos riscos inerentes aos produtos de venda, como validade vencida de produtos, perecibilidade e avarias. Em contrapartida, os setores de calçados e eletromóveis/Informática apresentaram diminuição de porcentagem de perda, isso se deve ao fato de serem produtos com maior supervisão de exposição. Outros fatores como níveis de estoque elevados e faturamento abaixo do planejado também contribuíram para esse aumento.

Já segundo a pesquisa “Transformação Digital nos Pequenos Negócios”, realizada pelo Sebrae, aproximadamente 70% das MPE brasileiras usam ferramentas digitais para realizar vendas. Os setores onde a digitalização ocorreu de forma mais intensa foram economia criativa, logística, artesanato e turismo onde aproximadamente metade do faturamento já provém dos canais virtuais.

O levantamento aponta que as plataformas mais usadas pelos pequenos negócios para fazer negócio são WhatsApp (56%), Instagram (43%) e Facebook (23%).

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Ainda segundo a pesquisa, aproximadamente 30% das micro e pequenas empresas, em especial nos setores mais tradicionais, ainda não digitalizaram seu modelo de negócio. Cerca de 99% dos pequenos negócios usam internet no celular, e 40% é a proporção média do faturamento advindo das vendas por canais digitais.

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