Varejo supera nível pré-Covid e mostra pressão da inflação

355
Comércio em shopping (Foto: divulgação)
Comércio em shopping (Foto: divulgação)

Em outubro de 2020, o comércio varejista ampliou vendas pelo sexto mês consecutivo, com alta de 0,9% frente ao mês anterior (2,1% no conceito ampliado, que inclui veículos e material de construção). Os dados são do IBGE. O varejo está 8% acima do nível de vendas reais de fevereiro, antes da pandemia (4,9% no conceito ampliado). Além disso, também se encontra em patamar superior ao do ano passado.

“A despeito do virtuoso desempenho, o varejo ainda precisa completar sua reativação em um contexto em que a redução do auxílio emergencial às famílias e demais programas de combate aos efeitos econômicos da pandemia podem não ter renovação com a virada do ano. Vale mencionar que metade dos segmentos permanecem em patamares aquém de fevereiro e ainda acusam declínio na comparação com o mesmo período do ano anterior”, analisa o Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi), que acredita que o setor encerre o ano muito próximo da estabilização.

O gerente da Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE, Cristiano Santos, destaca a pressão inflacionária: “Quando olhamos para o volume, agosto e setembro estão negativos e outubro está positivo. Porém, quando olhamos para a receita, ela só está negativa em agosto”, observa.

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor

Espaço Publicitáriocnseg

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui