Começa nesta sexta-feira, dia 19, a exposição do grande leilão de arte que Valdir Teixeira vai apresentar nos próximos dias de 22 a 25, em sua casa de lances da Rua Sacopã, número 9, na Fonte da Saudade, a poucos metros da Lagoa Rodrigo de Freitas, área privilegiada do Rio de Janeiro. Das 16h00 às 22, até domingo, fica franqueada ao público a visita ao acervo que, formado para dispersão, contém as mais diferentes peças de interesse para coleção, decoração, presentes e mais o que se queira. A diversidade das peças está fortalecida pela qualidade, uma das maiores exigências do próprio leiloeiro, há mais de 20 anos em atividade.
De acordo com gostos e preferências, as escolhas de objetos de prata, cristal, marfim, porcelana, faiança, bronze e mármore, por exemplo, serão facilitadas pelos nomes e origens que as identificam, como Baccarat, Meissen, Daun Nancy, Gallé, Val St. Lambert, Mary Gregory, Murano e Portugal, que são marcas de excelência na cristaleria e prataria. Estatuetas de porcelana do período Art Deco, esculturas em bronze de Isidore Bonher, Georges Van Der Strataeten, Beroude, Valdez e Alonzo (destes dois com complemento de marfim), são outros fortes atrativos para a apregoação da Sacopã.
Mas não se esgotam aí as possibilidades de felizes aquisições no desfile/venda de Valdir Teixeira que será realizado nos dias 22, 23, 24 e 25 deste outubro: bengalas com castão de ouro e prata, imagens sacras de madeira e terracota, um leque chinês do século XVIII, belas cômodas, um gaveteiro requintado, um vaso Art Nouveau que é um charme só, esculturas de Bruno Giorgi e mais uma porção de coisas que cativam o nosso olhar.
Em matéria de pintura, então, são muitas as opções oferecidas nesse acervo de ocasião, do óleo da Escola Florentina de Simone Pignoni, “O Julgamento de Judith” aos quadros ingênuos de Antonio Poteiro e J.A. da Silva, passando por Lukas Cranach, Melcher, P. Salinas, Eduardo de Martino (marinhas), Manoel Santiago, Aurélio D”Alincourt, Durval Pereira, Sylvio Pinto, Bustamante Sá, Yvonne Visconti Cavalleiro, Rodrigo de Haro, T. Rocha, Virgilio Lopes Rodrigues, Sergio Telles, Newton Resende, Ivan Freitas e outros que tais. Haja paredes!
Para colocar na agenda
Na próxima segunda-feira, 22, no átrio do Fórum do Castelo – Av. Erasmo Braga, 115 – , às 14h30, tem a apregoação de Gustavo Lourenço de um duplex localizado no edifício Atlantis, do Condomínio Santa Mônica que fica na Barra da Tijuca, desta vez para venda pela melhor oferta. Informações e fotos do imóvel estão no site do leiloeiro que pode ser acessado assim: www.gustavoleiloeiro.lel.com.br. Quem dá mais?
Na terça-feira, 23, é a vez de Andréa Rosa Costa fazer um leilão de imóvel que será propriedade legal de quem fizer a melhor oferta, às 14h00, no Fórum de Nancilândia, na Av. Pref. Álvaro de Carvalho Jr. sem número, em Itaboraí.
Trata-se de um lote de terreno – plano e fechado por muro e portões de ferro – situado naquele Município, na atual Av. Raimundo de Farias, 1438. Melhor ainda: no terreno existe uma casa dividida em sala, três quartos, cozinha, copa, banheiro, área de serviço e garagem coberta. Serve para um começo de vida, não é? Para saber mais, telefonar para o escritório: (21)2240-2268 ou entrar no site: www.andrealeiloeira.lel.br
Também no dia 23 e igualmente em área rural, outra chance de bom negócio será aberta pelo leiloeiro Rodrigo Portella, que estará colocando à venda um lote (nº 114) localizado no Núcleo Colonial de Santa Cruz. Pertencendo à massa falida de uma indústria, o terreno, que tem benfeitoria e endereço na Estrada do Aterrado do Leme, no alinhamento da Av. Brasil, será oferecido em leilão único, às 15h00, no Fórum do Castelo. Maiores detalhes pelo tel: (21)2533-7248.
Lasar Segall presente
Uma ótima oportunidade para conhecer, ou rever, trabalhos do genial pintor Lasar Segall está sendo propiciada agora pela Pinakotheke Cultural com apoio de uma empresa de telefonia. A exposição “Lasar Segall – Corpo Presente” vai ser inaugurada no dia 22, segunda-feira, às 20h00, na Rua São Clemente, 300, em Botafogo, com o lançamento de um livro sobre o artista e sua obra. A mostra ficará aberta de 23 do corrente até o dia 21 de dezembro, de segunda à sexta, das 10h00 às 19h00 e aos sábados, das 11h00 às 18h00.
Ledy Gonzalez