Veias abertas

Uma das principais bandeiras dos defensores da privatização das telecomunicações era a necessidade de “importar” grande operadoras estrangeiras para agregar valor, tecnologia e capacidade gerencial. A concordata da WolrCom mostra quão caro o país continua pagando pela colonização mental de suas elites.

Alca
A Coordenação da Campanha Nacional Contra  a Alca, formada por 36 representantes de movimentos sociais, entidades civis e partidos políticos, oficializou as perguntas a serem feitas no Plebiscito Nacional sobre a Alca, que será realizado de 1 a 7 de setembro. São: “O governo brasileiro deve assinar o tratado da Alca?”; “O governo brasileiro deve continuar participando das negociações da Alca?”; e “O governo brasileiro deve entregar uma parte de nosso território – a Base de Alcântara – para controle militar dos Estados Unidos?”.

Passionais
“São reações de “maria-vai-com-as-outras”, de mercados muito voláteis.” Foi a resposta do comissário europeu para as Relações de Comércio da União Européia (UE), Pascal Lamy, à pergunta sobre o que achava dos relatórios das agências de avaliação e o “risco Brasil”. Lamy reuniu-se ontem pela manhã com o candidato do PT à Presidência, Lula, para uma conversa que classificou de “franca e transparente”.
O comissário europeu, negociador do acordo com o Mercosul, aproveitou para rebarbar perguntas feitas por jornalistas que se interessam mais naquilo que se fala sobre o Brasil em inglês: “Como comissário da União Européia, eu não posso entrar na sua campanha eleitoral a esse ponto. O Brasil é uma grande nação e pode tomar suas decisões sozinho, sem a interferência indevida de qualquer pressão estrangeira”, se recusando a opinar se Lula será um presidente responsável e maduro.

Ídolos tricolores
Em sequência às comemorações do centenário do Fluminense, torcedores poderão assistir a uma partida de confraternização entre ídolos tricolores: ex-jogadores e artistas jogam amanhã, no Maracanã, na preliminar de Fluminense x Toluca do México, o jogo do Centenário. Entre os craques, presenças confirmadas de Romerito, Assis e Delei. Pelo lado dos artistas, Fagner, Evandro Mesquita, Tony Platão, Paulo Ricardo e André di Biase. O jogo principal começa às 21h. Hoje, o Cine Odeon BR e o Canal 100 apresentarão o filme Fluminense Campeão. Às 20h30, o pianista e tricolor Arthur Moreira Lima abrirá o evento em grande estilo com a execução do Hino do Fluminense. De quarta a sexta, sessões para o público, sempre ao meio-dia, com ingresso a R$ 2. O Cinema Odeon BR fica na Praça Floriano, 7, Cinelândia.

Tesouradas
Funcionários do IBGE informam que, além do corte de luz às 17h, a economia no órgão chegou ao ponto de até o dinheiro do café ter sido cortado. Cafezinho no expediente, somente com os funcionários se cotizando. Pena que a mesma economia não se estenda ao pagamento de juros pelo governo federal, que somou cerca de R$ 80 bilhões ano passado.

Herança de Menem
Acostumados aos ambulantes que de há muito buscam nas ruas dos grandes centros urbanos brasileiros a ocupação que lhe é negada pela sapiência tucana, brasileiros que visitam a Argentina sofrem outro tipo de choque cultural. É que lá boa parte dos vendedores ambulantes é formada por pessoas de classe média que vendem mercadorias dessa extinta classe, como aparelhos de som, bolsas de grife e roupas de marca.

Passado
As Organizações Globo – ainda – não desembarcaram da candidatura Serra. No final de semana, O Globo publicou matéria sobre a participação da brigada “collorida” na campanha de Ciro Gomes – tema no qual José Serra vem batendo nos últimos dias, para tentar barrar a subida do candidato da Frente Trabalhista. O grupo de comunicação ignorou a presença de ex e atuais aliados de Collor na campanha do presidenciável tucano; assim como também esqueceu que só retirou o apoio ao governo “collorido” quando a campanha pelo impeachment já era irreversível.

Aliás
É prá lá de exagerada a importância que se quer atribuir a Collor na campanha presidencial.

Artigo anteriorÀs escuras
Próximo artigoReal
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Juntar 2 meses e meio de auxílio para comprar cesta básica

Não só a pandemia, mas inflação é ameaça às pretensões de Bolsonaro.

Se mirar Nordeste, Bolsonaro atingirá o próprio pé

Região tem menor média de casos e óbitos causados pela Covid.

Neodefensores do trabalhador ignoraram crise

Desemprego já era estratosférico em 2019, e apoiadores de Guedes nem ligavam.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Campos marítimos do pós-sal estão em decadência

Os campos marítimos do pós-sal já produziram cerca de 16 bilhões de barris de óleo equivalente ao longo de sua história, ou seja, 63%...

Motoboys protestam em São Paulo

Entregadores tomaram ruas de São Paulo contra baixa remuneração e péssimas condições de trabalho

BC altera norma para segunda fase do open banking

Medida complementa regulamentação que estabelece requisitos técnicos de fase que vai permitir compartilhamento de dados e transações de clientes.

Confiança do consumidor medida por Michigan ficou abaixo do esperado

Índice registrou leitura de 86,5 na prévia de abril e o esperado era 89.

Escolha de conselheiros da ANPD preocupa por conflito de interesses

Entre os indicados há diretores e encarregados de dados pessoais de grandes empresas da internet.