Venda de álcool em gel cai pela metade

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Álcool em gel (Foto: Marcello Casal Jr./ABr)
Álcool em gel (Foto: Marcello Casal Jr./ABr)

Ao longo dos últimos meses, com a queda das medidas restritivas da pandemia, como uso de máscaras e distanciamento social, temos acompanhado mudanças no comportamento do consumidor. De acordo com dados do estudo Radar Scanntech Brasil, vem sendo registrada também uma menor preocupação com os produtos de limpeza e antissépticos por parte da população.

Segundo a Scanntech, o álcool antisséptico teve uma queda de 54% em vendas de unidades em comparação ao ano de 2021, com variação negativa (-50%) também em valor. Mas, não foi apenas o famoso álcool em gel que teve menor saída. Produtos de limpeza em geral, assim como o próprio álcool comum, tiveram uma variação negativa  de 33% em unidades e em valor (-20%).

Já o setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos atingiu US$ 471,3 milhões de janeiro a abril de 2022, o saldo representa um aumento de 4,8% na comparação com o mesmo período de 2021 (US$ 449,7 milhões). O saldo da balança comercial do quadrimestre também foi superavitário em US$ 7,8 milhões, revertendo o saldo deficitário no mesmo período de 2021, que foi de US$ 31,7 milhões. Os dados são da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec).

Segundo a entidade, as exportações da indústria do setor no período de janeiro-abril alcançaram o valor de US$ 246,8 milhões, registrando um crescimento de 18,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. As importações totalizaram US$ 224,3 milhões representando redução de 6,7% em comparação ao quadrimestre de 2021 (US$ 240,7 milhões).

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Com mais um mês de crescimento das exportações do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, o saldo da balança comercial no mês de abril de 2022 apresentou novamente superávit no valor de US$ 7.8 milhões, revertendo o saldo deficitário da balança comercial de abril de 2021, que foi de US$ 6.2 milhões.

As exportações do mês alcançaram o valor de US$ 65.1 milhões, o que representou um aumento de 7,5% em relação ao mesmo mês do ano anterior (US$ 60,6 milhões). Já as importações totalizaram US$ 57,3 milhões, apresentando redução de 14,3% em comparação a abril de 2021 (US$ 66,8 milhões).

Abril foi o mês das categorias de produtos para cabelos (US$ 15,1 milhões), sabonetes (US$ 13,1 milhões) e cremes para pele (US$ 6,6 milhões) se destacarem no campo das exportações. Outro destaque que obteve a maior variação do mês é a categoria de tissue (US$ 3,3 milhões), com aumento de 33,9% das exportações.

Já nas importações, seguindo o ritmo dos meses anteriores, se destacaram as categorias de cremes para pele/protetores/bronzeadores (US$ 14 milhões) fragrâncias (US$ 10,5 milhões) e produtos de higiene oral (US$ 6,7 milhões).

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