As vendas de veículos financiados no Brasil recuaram 2,3% no mês de março, na comparação com o fevereiro deste ano, segundo informações divulgadas hoje pela B3. Em relação ao mesmo mês de 2024, a queda foi de 3,6%.
Ao todo, foram fechadas vendas financiadas de 551 mil veículos neste ano, entre novos e usados.
No segmento dos veículos leves, a redução foi de 4,4% na comparação com março do ano passado. Com relação a fevereiro, a diferença para menor foi de 3,8%.
Já no setor de veículos pesados, o mês de março foi 6,7% menor que o mesmo mês de 2024, e 1,1% inferior ao fevereiro passado.
Os financiamentos de motocicletas destoaram da situação dos automóveis ou caminhões. As vendas financiadas do setor cresceram 4,8% diante dos números de março de 2024. E foram 1,5% maiores em relação a fevereiro passado.
“O resultado do primeiro trimestre mostra que o setor continua aquecido, dando continuidade ao movimento visto no segundo semestre de 2024. Vale ressaltar que a queda em março na comparação com o mês anterior é justificada pela sazonalidade do Carnaval, uma vez que a média de veículos financiados em março por dia útil é maior do que em fevereiro”, afirma o superintendente de Produtos de Financiamentos na B3, Daniel Takatohi.
Ainda segundo a B3, em março, o Estado do Rio de Janeiro foi responsável pelo financiamento de 26,8 mil veículos, entre novos e usados, de acordo com dados da B3. O número representa queda de 11,2% em relação ao mesmo período de 2024 e de os mesmos 11,2% no comparativo com fevereiro de 2025.
No segmento de autos leves, verificou-se redução de 13,5% frente ao mesmo período do ano passado e de 13,7% comparado ao mês anterior. Na categoria de motos, foi registrado diminuição de 1,4% na comparação com março de 2024 e de 5,3% em relação a fevereiro. O número de financiamento de veículos pesados no estado foi 6,1% maior em março, em base anual, e reduziu 17,1% frente a fevereiro.
Com informações da Agência Brasil