Vendas do comércio cresceram 8,9% na semana da Páscoa

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Ovos de Páscoa (Foto: Marcelo Camargo/ABr)
Ovos de Páscoa (Foto: Marcelo Camargo/ABr)

O Indicador da Serasa Experian de Atividade do Comércio – Páscoa mostrou que as vendas nacionais do varejo físico brasileiro cresceram 8,9% durante a semana (11 a 17 de abril). Considerando apenas o final de semana comemorativo (15 a 17 de abril), a expansão foi maior, de 11,8%. As altas registradas foram maiores do que a do ano anterior (1,9%) e mais expressivas do que o percentual de vendas alcançado no Natal de 2021 (2,8%).

De acordo com o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, o índice revela o movimento gradual de retomada econômica após a pandemia no país.

“Mesmo com os desafios financeiros que o comércio continua enfrentando em 2022 e a diminuição do poder de compra dos brasileiros, alavancada pela alta da Selic e inflação, conseguimos observar uma melhora no cenário se comparado ao ano anterior. Neste ano, durante o feriado, as pessoas não precisaram lidar com restrições voltadas à pandemia, aumentando os encontros presenciais e potencializando gastos nesse sentido, o que não aconteceu em 2021 devido às proibições impostas na época”.

No cenário regional da cidade de São Paulo, a semana da Páscoa também marcou crescimento, esse de 12,2%. Nesse mesmo recorte, mas apenas durante o final de semana (15 a 17 de abril), as vendas do comércio físico marcaram alta de 14,3%.

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Além disso, o período movimentou o setor de transporte refrigerado: o feriado impulsionou o mercado de chocolates e peixes e elevou a demanda de equipamentos de climatização para manter a qualidade dos produtos.

De acordo com a Thermo King, a data tem grande relevância para o mercado e chega a elevar em média 40% a demanda de transporte climatizado de chocolate e 30% a de peixes.

“A procura é tão grande que chegam a faltar carros terceirizados disponíveis para as entregas nas transportadoras para as quais fornecemos nossos equipamentos”, afirma Claudio Biscola, gerente de Vendas da Thermo King no Brasil.

O executivo destaca ainda que em uma das transportadoras, durante essa época, cerca de 50% de toda a frota fica destinada ao transporte de chocolate. O Brasil é um dos maiores consumidores no mundo do produto, sendo que quase 60% da população afirma ingerir a guloseima, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab).

Em relação ao pescado, a alta nos preços pode levar o brasileiro a optar por opções mais em conta, como as cultivadas no país, como a tilápia. A espécie responde por mais de 50% da produção nacional – e está presente em quase todas as regiões brasileiras -, seguida pelos peixes nativos, com cerca de 40%.

Já segundo levantamento da Rede, empresa de meios de pagamento do Itaú Unibanco, segmentos relacionados à compra de outros tipos de presentes tiveram alta expressiva no faturamento durante o feriado deste ano, na comparação com 2021 – entre eles, relógios e acessórios (+585%), vestuário (+319%), calçados (+374%) e joias (+235%). Além disso, com a mudança no cenário em relação ao ano passado, mais gente saiu de casa para celebrar a data (com a família ou com os amigos): o faturamento do setor de restaurantes cresceu 233% no feriado, enquanto bares e casas noturnas tiveram alta de 361%.

Os números consideram as compras realizadas nos dias 15, 16 e 17 de abril deste ano, na comparação com os dias 2, 3 e 4 de abril de 2021 (data da Páscoa naquele ano). Também houve aumento no número total de transações em cartões de crédito, com crescimento de 69% nas transações na modalidade parcelado.

 

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