Vendas em shoppings subiram 38,5% em agosto

Números apontam para continuidade do crescimento da atividade no setor à medida que diminuem incertezas com quadro pandêmico.

Dados do Monitoramento de Mercado Abrasce – Índice Cielo de Varejo em Shopping Centers (ICVS-Abrasce) -, da Associação Brasileira de Shopping Centers, apontam que as vendas nos shoppings registraram uma alta de 38,5% em agosto, quando comparadas com o mesmo mês do ano passado. Em termos reais, descontada a inflação, o aumento no mês foi de 26,3%. No ano, o setor acumula uma recuperação de 25,1%.

O quinto aumento mensal consecutivo foi observado em shoppings de todas as regiões do Brasil, no mês de agosto, com os seguintes números: Sudeste, 42,8%; Centro-Oeste, 38,7%; Sul, 34,8%; Nordeste 33,6% e Norte 24,7%.

Os dados da ICVS-Abrasce indicam que as vendas continuam em crescimento no início do 2º semestre, mas em taxas menores comparadas ao começo de 2021, pois agora a comparação é feita sobre uma base mais alta, uma vez que todos os shoppings voltaram a operar no 2º semestre de 2020. Em relação a agosto de 2019, as vendas ficaram apenas 11,1% abaixo do observado naquele período.

Outro indicador importante, que retrata uma recuperação no varejo em shoppings, é o ticket médio de compras, que subiu 13,7% na comparação com o mesmo mês do ano passado e saltou de R$ 123,54 para R$ 140,51.

O resultado reflete, portanto, a continuidade do crescimento da atividade no setor, que acompanha a própria mobilidade das pessoas em linha com os avanços da campanha de vacinação e diminuição das incertezas com o quadro pandêmico. “Vacinadas, aos poucos, as pessoas sentem-se mais seguras para compras e atividades de lazer nos shopping centers de todo o Brasil. Os números de agosto encorajam nossos empreendedores e investidores e constatam que o reaquecimento do setor é contínuo”, analisa o presidente da Abrasce, Glauco Humai.

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