Com um tíquete médio estimado em R$ 298, segundo levantamento do Sebrae-SP, o Dia das Mães de 2025 deve impulsionar significativamente o comércio no Estado de São Paulo, beneficiando cerca de 663 mil pequenos negócios, entre eles, 477 mil Microempreendedores Individuais (MEIs) e 186 mil micro e pequenas empresas. A data, considerada a segunda mais importante do varejo brasileiro, só perde para o Natal em volume de vendas.
Os consumidores pretendem comprar, em média, dois presentes. Cosméticos, perfumes, cremes e hidratantes lideram a preferência, sendo citados por 47% dos entrevistados.
Em seguida, vêm roupas, calçados e bolsas (41%), chocolates e flores (ambos com 35%) e bijuterias e acessórios (27%). Ainda segundo a pesquisa, 60% dos consumidores darão preferência às compras presenciais em pequenos comércios. Já 13% pretendem dividir as aquisições entre o físico e o online.
Já segundo dados da Scanntech, o Dia das Mães foi responsável por 16,9% das vendas da semana que antecedeu à data.
A cesta no varejo alimentar é composta por itens presenteáveis, como eletrodomésticos, hidratantes corporais, perfumes e vestuário, e por produtos alimentares, como vinho, frango in natura, suco e leite condensado. Em 2024, mesmo com o bom desempenho dos artigos para presente, que registraram aumento de 10,8% no faturamento, foram os alimentos os principais responsáveis pelo crescimento da cesta, respondendo por 75,7% da alta total.
Para 2025, a expectativa é que a categoria alimentar continue sendo a principal responsável pelo crescimento da cesta, sustentada pelos sinais positivos já observados em abril. Alguns dos principais itens alimentares típicos da data registraram altas significativas no faturamento no mês anterior à comemoração, como leite condensado com 36,5%, vinho com 32,2%, creme de leite com 21,9%, maionese com 16,2% e frango in natura com 11,8%.
Em 2024, o pico de vendas dos itens da cesta ocorreu na semana da sazonalidade (06/05 a 12/05), quando houve crescimento de 7,1% no volume e 11,3% no faturamento em relação ao mesmo período do ano anterior. Na semana anterior, as compras também foram impulsionadas, com alta de 6,4%.