Beijing, 17 mar (Xinhua) — As vendas de bens de consumo no varejo da China, um importante indicador da força de consumo do país, aumentaram 4% em termos anuais nos dois primeiros meses de 2025, mostraram dados oficiais divulgados nesta segunda-feira.
A taxa de crescimento é 0,5 ponto percentual maior que a de 2024, de acordo com o Departamento Nacional de Estatísticas (DNE) da China.
As vendas totais de bens de consumo no varejo atingiram mais de 8,37 trilhões de yuans (cerca de US$ 1,17 trilhão) de janeiro a fevereiro. Excluindo-se os automóveis, o valor foi de 7,68 trilhões de yuans, registrando um crescimento anual de 4,8%.
“Os mercados são os recursos mais raros. Com uma população de mais de 1,4 bilhão de pessoas e um PIB per capita de mais de US$ 13 mil, a China oferece um mercado com enorme potencial, amplo espaço e grandes oportunidades de desenvolvimento”, disse o porta-voz do DNE, Fu Linghui, em uma coletiva de imprensa na segunda-feira.
As vendas no varejo nas regiões urbanas do país aumentaram 3,8% em termos anuais no período de dois meses, enquanto nas áreas rurais cresceram 4,6%.
As vendas no varejo online aumentaram 7,3% ano a ano, atingindo cerca de 2,28 trilhões de yuans no período. Em particular, as vendas no varejo online de bens físicos aumentaram 5% anualmente, para 1,86 trilhão de yuans, representando 22,3% do total das vendas no varejo de bens de consumo.
À medida que a capacidade de consumo dos residentes chineses cresce e as atualizações de consumo se aceleram, novos tipos de consumo, como o consumo ecológico e digital, e o consumo de serviços, como serviços para idosos e creches, estão se expandindo e se tornarão os principais motores do crescimento do consumo, disse Fu. Fim
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