Vendas virtuais nos Namorados devem ter alta de 18% neste ano

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Dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), as vendas virtuais devem crescer 18% entre 25 de maio e 12 de junho devido ao Dia dos Namorados, próxima data comemorativa do varejo. Esse aumento pode gerar um faturamento de R$ 2,96 bilhões para o setor, segundo a entidade, que também avalia um total de R$ 9,76 milhões de pedidos com tíquete médio das compras de R$ 303.

O levantamento da ABComm também revela que as vendas pela internet no Dia das Mães movimentaram R$ 3,3 bilhões, o que representou um aumento de 16% em relação ao ano passado.

Outra pesquisa realizada pelo Opinion Box revelou que, pelo menos, 57,8% do público irá comemorar o 12 de junho. Em relação à forma de comemorar, 42,10% disseram que pretendem cozinhar ou encomendar uma refeição especial.

Ainda cerca de 67,2% afirmam que irão comprar presentes. Desses 47,4% se interessam mais por produtos voltados ao setor de moda e acessórios enquanto 36,9% preferem produtos de beleza e cosméticos. Já 29,6% manifestam interesse pelo setor de eletrônicos e informática.

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Com forte impacto no varejo virtual, o Dia dos Namorados, que movimentou, em 2019, mais de R$ 2,2 bilhões em 5,7 bilhões de pedidos, deve neste ano seguir a tendência de crescimento do e-commerce brasileiro registrada nos últimos meses, consolidando-se como uma alternativa para a troca de presentes na data. Segundo dados de mercado, o varejo virtual faturou R$ 9,4 bilhões em abril deste ano.

A tendência é confirmada pela pesquisa realizada pela plataforma ShopFully, que entrevistou 1.508 pessoas de todas as regiões do Brasil – sendo a maior parte do público composta por mulheres (64%), na faixa dos 30 aos 39 anos (36,4%) -, entre os dias 15 e 17 de maio. De acordo com o levantamento, que indica o comportamento e a intenção de compra, 57,2% das pessoas pretendem comprar um presente para o namorado (a) ou cônjuge.

Além do expressivo percentual de respondentes que afirmaram que irão comprar presentes na data, 48% afirmaram que já estavam realizando pesquisas com o intuito de verificar promoções, comparar preços e encontrar as melhores ofertas. Os dados ainda revelam que 51% das pesquisas são realizadas por meio de sites ou aplicativos de ofertas, seguido pelas redes sociais (32%) e comparadores de preços (15%). No que diz respeito aos aplicativos de ofertas, 48,5% dos entrevistados afirmaram que gostam de receber notificações de marcas e anunciantes, mostrando que ações baseadas em "click to site", que apresentam ofertas e levam os usuários para as lojas virtuais, podem gerar excelentes resultados de vendas no período.

Embora o tíquete médio sofra uma diminuição, em função do atual cenário, 34% dos entrevistados declararam que pretendem investir entre R$ 50 e R$ 100 no presente do Dia dos Namorados. 17% disseram que vão gastar até R$ 150 e 11%, até R$ 200. Entre as categorias de produtos preferidos, destaque para alimentos & bebidas (26,6%). O ranking é seguido por moda (25%), cosméticos (16,6%), chocolates (15,5%), eletrônicos (15,3%) e acessórios (12%).

Entre as marcas mais lembradas neste Dia dos Namorados estão: O Boticário (14%), Natura (3%), Cacau Show (3%), Nike (2%) e Samsung (2%).

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