Ventilador

Uma revista semanal deve denunciar na próxima edição uma falcatrua que envolve vários dos personagens citados pelo herói-bandido Roberto Jefferson. A trama, que envolve uma estatal e geraria uma comissão de 50%, só não foi à frente – ainda – por causa da marcação cerrada deste MM. Se a reportagem não for engavetada, aparecerá novo personagem, de tradicional família nordestina.

Giro na China
O cientista social brasileiro Theotonio dos Santos, o mais publicado na China, onde editou quatro livros, fará várias palestras naquele país, de 18 a 27 de junho. No dia 18 de junho fará uma das conferências principais de V Fórum sobre as Humanidades e as Ciências Sociais da Universidade Renmin da China. O tema que está no centro da preocupação do partido dirigente da maior concentração humana do planeta será sobre o marxismo e a experiência chinesa. Trata-se de definir até que ponto o marxismo é ainda um elemento central para compreender e orientar o processo em curso neste país continental.
Será lançada na China, numa edição bilingue em mandarim e em inglês, uma seleção de textos do Seminário Internacional sobre Hegemonia e Contra Hegemonia, organizado pelo Reggen (www.reggen.org.br), cátedra e Rede da Unesco e da Universidade das Nações Unidas sobre Economia Global e Desenvolvimento Sustentável, dirigida pelo professor Theotonio.

Quadrilha
O bloco carnavalesco Spanta Neném, que desfila em Ipanema, pede licença e entra no terreno das festas juninas, por uma boa causa. Parte da renda será revertida para o Pró Criança Cardíaca. O Arraiá acontecerá sábado, no Clube de Regatas do Flamengo, a partir de 19h. Além do ingresso, os participantes podem colaborar com um quilo de alimento não perecível.

Chama acesa
O fornecimento de gás no Rio está garantido pela Bacia de Campos. “Está perfeitamente normal o abastecimento e não há qualquer hipótese de corte do fornecimento do produto”, frisou a nota da Gás Natural, operador técnico e maior acionista das concessionárias CEG e CEG Rio.

Cliente único
O presidente da Firjan, Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira, frisou que a crise da Bolívia não afetará o país. Na sua opinião, o Brasil já descobriu novas reservas de gás, além de estar negociando com a Venezuela e Argentina, que são parceiros econômicos importantes. “O governo está buscando alternativas. Naquela época, o país não tinha gás – referindo-se ao início da construção do gasoduto Brasil-Bolívia. Além disso a Bolívia também vai precisar vender seus gás. Caso contrário, o vai fazer com ele?”

Profissão
O que é ser advogado (Record, 272 páginas, R$ 26,90), livro de Técio Lins e Silva (em depoimento a Fernanda Pedrosa), da coleção O que é ser, será lançado nesta quinta-feira, às 19h, no Centro Gastronômico Victória, no Jockey Clube da Lagoa. Técio – que completa 60 anos – relembra sua própria trajetória e oferece um testemunho destemido e apaixonado sobre a profissão que abraçou.

Apoio total
Para os que insistem em descolar o ministro José Dirceu do presidente Lula nunca é demais lembrar que, desde o primeiro dia do governo, o mantra favorito de Dirceu é: “Não faço nada que não tenha o apoio do presidente Lula”.

Em breve
A proposta do presidente Lula de que só avaliem seu governo quando ele chegar ao fim serve para desestimular os apressadinhos. Nota para o governo só quando ele acabar, ou seja, até o fim do mês.

A última do Genoino
Apesar do alerta desta coluna de que o tiro pode sair pela culatra, a exemplo da conclamação de Collor para que os brasileiros se vestissem de verde e amarelo, o PT manteve para esta sexta-feira o “ato nacional em defesa do partido e da democracia”. Será na Casa de Portugal, em São Paulo.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorRefluxo
Próximo artigoPasta

Artigos Relacionados

Engie valerá R$ 2,5 bi a mais após acordo com Aneel

Semana passada, o Monitor noticiou que a proposta da Aneel de repactuação do risco hidrológico (GSF) deixaria a conta a ser paga pelo pequeno...

Apelo de Biden ao multilateralismo fica sem crédito

Na ONU, presidente dos EUA desmente mundo dividido em blocos rígidos.

Fintechs e bancos disputam quem cobra mais

‘Não temos vergonha de sermos bancos’, diz Febraban; mas deveriam.

Últimas Notícias

Eve desenvolverá modelo de operação de Mobilidade Aérea Urbana

A Eve Urban Air Mobility, empresa da Embraer, e a Bristow Group Inc. (NYSE: VTOL), líder mundial em soluções de voo vertical, anunciaram, nesta...

China: Ampliar apoio à energia verde agrada banco de investimento

O Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura (BAII) declarou que dá as boas-vindas ao anúncio da China de aumentar o apoio à energia verde...

XP: Preços de ativos podem sofrer na atual turbulência de mercado

Um dia depois do aumento de 1 ponto percentual da taxa básica de juros, a Selic (agora em 6,25% ao ano), pelo Comitê de...

Projetos de energias renováveis em substituição ao uso do diesel

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Eletrobras firmaram um Pacto de Energia para atuarem conjuntamente na busca de soluções...

Proposta atualiza regulamentação sobre as cooperativas de crédito

Texto em análise na Câmara dos Deputados promove uma série de modificações na Lei do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC), abordando o Projeto...