Verão e Carnaval devem aquecer as vendas do comércio carioca

Estimativa do CDL-Rio e do Sindilojas-Rio é de crescimento de 2,5% no período

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Carnaval, bloco de rua (Foto: Tânia Rêgo/ABr)
Carnaval, bloco de rua (Foto: Tânia Rêgo/ABr)

O comércio lojista do Rio de Janeiro estima um aquecimento nas vendas durante o verão e o Carnaval superior a 2,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Como estratégia estão estimulando os consumidores com promoções, descontos, brindes e forma de pagamento diferenciado. A estimativa é do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDL-Rio) e do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município do Rio de Janeiro (Sindilojas-Rio).

Segundo Aldo Gonçalves, presidente de ambas as entidades, “verão e Carnaval têm significado especial para o comércio carioca. É uma estação que coincide com a alta temporada turística, reunindo ao mesmo tempo férias escolares e o Carnaval.”

“Essas coincidências colaboram para o crescimento das vendas, principalmente de produtos da estação, como moda de praia, roupas feminina e infantil especializadas, acessórios para fantasias e souvenires, estas beneficiadas pelo Carnaval. Os lojistas estão animados com o grande número de visitantes que estão na cidade e esperam uma presença ainda maior do número de turistas nacionais e estrangeiros para o Carnaval”, diz Aldo.

“O comerciante está sempre antenado com os festejos sociais para oportunizar negócios. A mudança de calendário constitui fonte de maiores expectativas para os rumos da economia brasileira, ao mesmo tempo que serve de aprendizado para inovações. A chegada da IA e a disseminação do 5G farão muita diferença nesse processo, que pode resultar na melhor gestão do estabelecimento e ganhos de produtividade e lucratividade. Basta saber como utilizá-los. O comércio necessita aprender com as experiências, atuando no presente com as melhores ferramentas a fim de conseguir superar a concorrência, fazendo a diferença empresarial junto a sociedade”, conclui Aldo Gonçalves.

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Em 2023, a cidade do Rio atingiu a melhor ocupação hoteleira desde 2017, alcançando 71,1%, segundo dados dos Hotéis Rio, Sindicato Patronal dos Meios de Hospedagem da Cidade do Rio de Janeiro. Os meses de janeiro (82,85%) e novembro (81,98%) se destacaram.

Esse desempenho marca uma recuperação notável, comparado aos anos anteriores: 53,66% em 2018, 64,55% em 2019, redução nos anos de pandemia (44,06% em 2020 e 48,73% em 2021), e retomada em 2022, com 65%.

A Prefeitura do Rio destaca a recuperação do setor de turismo, refletida no aumento da arrecadação de ISS, passando de 127,2 milhões em 2021 para 340,9 milhões em 2023. O número de turistas também cresceu, de 3,1 milhões em 2022 para 6,1 milhões em 2023.

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