Verdadeira maldição

O mantra de que a descoberta de grandes reservas de petróleo resulta, como regra, em subdesenvolvimento e regimes autoritários é uma daquelas meias verdades que escondem, no entanto, o essencial. A verdadeira maldição que ataca nações ricas em petróleo é a cobiça de nações desenvolvidas, não raro, os Estados Unidos, que, recorrendo aos mais diversos expedientes, como golpes de Estado, pressão econômica e ações de desestabilização política e econômica, impedem que essa riqueza seja desfrutada por seus verdadeiros donos.

Fôlego
O Impostômetro atingirá a marca de R$ 700 bilhões nesta sexta, apenas um dia após da mesma marca ter sido atingida no ano passado. O presidente do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), Gilberto Luiz do Amaral, disse que o painel eletrônico que marca quanto o brasileiro paga de tributos à União, aos estados e municípios mostra uma queda na arrecadação de 0,27% em termos nominais (sem descontar a inflação). “Apesar da queda da arrecadação de tributos federais, a destinada ao INSS e ao FGTS cresceu. Além disso, a arrecadação dos estados e municípios, sem descontar a inflação, tem se mantido, apesar de que em termos reais, com desconto da inflação, houve queda de aproximadamente 5%”, analisa.

Ela é carioca
A importância de um tipo específico de rocha, o gnaisse facoidal, na construção da cidade do Rio de Janeiro e dos aspectos culturais que moldaram seu povo e transformaram sua paisagem em um ícone turístico para o país. Este é o tema de estudo da geóloga Katia Mansur, coordenadora do Projeto Caminhos Geológicos do Departamento de Recursos Minerais (DRM-RJ), que profere nesta sexta a palestra “A mais carioca das rochas”. O gnaisse facoidal dá forma ao Pão de Açúcar e ao Corcovado, por exemplo, e foi usado na construção de grande parte dos monumentos históricos da cidade. A palestra será no Palácio Gustavo Capanema – Auditório Moniz Aragão (Rua da Imprensa, 16 – 7º andar – Centro/RJ).

Déficit de credibilidade
A Fitch Ratings acredita que o Brasil “necessita dar início ao processo de consolidação fiscal, a fim de preservar sua credibilidade no setor fiscal, tendo em vista que a esperada recuperação econômica começa a se materializar”. Apesar de falharem ao não realizar necessária autocrítica pelos graves erros na concessão de ratings para empresas e papéis, as agências de classificação, como a Fitch, ainda acreditam ter credibilidade para dar receita para governos e nações. No caso, receita para abortar a retomada do crescimento. Como já alertou o economista Nouriel Roubini, e enfatizou nesta quinta o ministro britânico Alistair Darling, o risco de uma crise em “W” (queda forte, leve recuperação, nova queda antes da saída do fundo do poço) ainda é grande – sem precisar da “ajuda” das empresas de rating.

Trio calafrio
Um ex-genro, um ex-professor e um sempre lobista de multinacionais assumiram inglória tarefa: defender a distribuição dos recursos do bilhete premiado pré-sal a meia dúzia de acionistas de empresas privadas, quase todas do exterior.

Artigo anteriorAprovado
Próximo artigoNem o garantidor
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

G20 analisa aumentar taxação de corporações, mas…

Proposta tem que ser vantajosa para todos, não só para as sedes das multinacionais.

Botes salva-vidas para a classe A

No mundo de negócios, é tudo uma questão de preço.

Mortes dos essenciais

Aumentam em mais de 50% óbitos de caixas, frentistas e educadores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Eleição no Peru está indefinida. Empate técnico entre 5 candidatos

Primeiro turno será no domingo. segundo turno está previsto para o dia 6 de junho.

Equador: Não haverá contagem rápida no domingo de eleições

Arauz, candidato do ex-presidente Rafael Correa lidera as pesquisas com 37% das intenções de voto contra 30% do candidato do Aliança Creo, o banqueiro Guillermo Lasso.

Indicador econômico global mantém trajetória de recuperação

Segundo FGV, fato reflete avanço das campanhas de vacinação contra a Covid.

Brasil movimentou R$ 2 tri em transações com cartões em 2020

Transações digitais foram impulsionadas por modernização do mercado e pandemia.

IPCA de março variou abaixo da expectativa do mercado

Nossa projeção para o ano que vem permanece de 6,5%, podendo ser antecipada para este ano.