Verdadeiros credores

Para o diretor de Seguridade da Previ, Rogério Souza de Oliveira, “a obrigatoriedade de se terceirizar a gestão dos fundos de pensão para o mercado financeiro é inconstitucional, pois a Emenda Constitucional 20/98 (reforma da Previdência) estabelece expressamente que lei complementar deverá disciplinar a inserção dos participantes nos colegiados e instâncias de decisão em que seus interesses sejam objeto de discussão e deliberação”. Para o diretor do fundo de pensão do BB, a intenção da Secretaria de Previdência Complementar de terceirizar a gestão vai contra a idéia da boa governança. Além disto, diz Rogério Oliveira, a CPI dos Fundos de Pensão, em 95/96, recomendou “que seja incentivada a participação dos efetivos credores dos fundos de pensão fechados, isto é, os participantes, na fiscalização e na gestão.”

Estradas
A Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara aprovou uma série de viagens pelo Brasil para averiguar as condições das rodovias. Foi elaborado um roteiro de visitas às estradas em piores condições, baseado em relatório da Confederação Nacional dos Transportes. A primeira viagem ficou marcada para os dias 26 e 27 deste mês para o Ceará e Piauí. Também serão visitadas pela comissão rodovias do Pará, Maranhão, Pernambuco, Bahia, Goiás e Rio de Janeiro.

Viola no saco
A reação do senador Antonio Carlos Magalhães à tentativa do senador Eduardo Suplicy de buscar saber o eventual envolvimento do presidente FH com a violação do painel do Senado mostra, mais uma vez, aos ainda crédulos que, na hora da verdade, ACM, que rosna como leão,  mia como gato banguela.

Imprevidência
Lembrete às já vítimas da dengue e às, involuntárias, vítimas futuras. Há dois anos, o ministro da Saúde, José Serra, demitiu 5.792 mata-mosquitos no Rio, alegando que seu trabalho era desnecessário. Como economista não acerta uma previsão…

Dois rumos
Um dos países que mais resistiu aos ditames ortodoxos do FMI durante a crise asiática em 1997, a Malásia não caiu no abismo, como previram os economistas neoliberais. Em 2001 a economia daquele país deve sofrer os efeitos da desaceleração nos Estados Unidos e da continuidade da estagnação japonesa, mas mesmo assim deve crescer 4,8% (no ano passado ficou em 8,5%), segundo a última previsão do Country Monitor, editado pelo The Economist Intelligence Unit. Em 2002 a economia malaia deve se expandir em 6,6% e nos anos seguintes deve atingir invejáveis 8% ou 9%. A inflação deve ficar abaixo de 3% e o déficit em conta corrente não deve aparecer antes de 2004.
Já a vizinha Tailândia, que – em parte – seguiu a trilha determinada pelo FMI, deve apresentar resultados mais modestos, segundo previsão do Economist Intelligence. Crescimento do PIB de 3% este ano, variando entre 4% e 4,5% até 2005. No ano passado, a economia tailandesa cresceu 4,3%.

Razões
A declaração dos últimos apoios de conterrâneos famosos a ACM aumentou as pressões para que o senador revele os nomes de outra lista não menos curiosa que a do Senado: a dos artistas e suas ONGs que recebem verbas pública do governo baiano.

Opaco
Do senador Roberto Requião (PMDB-PR) comentando, em entrevista à edição eletrônica do Correio da Cidadania, as investidas do presidente FH contra as investigações de denúncias de corrupção em seu governo: “Este governo classifica-se como um dos mais ferrenhos adversários da transparência na coisa pública de toda a nossa história. Talvez seja o mais opaco de todos os governos da República. Denúncia por denúncia, da compra de votos para aprovação da emenda da reeleição, passando pelos escândalos do Sivam, das privatizações, do socorro aos bancos, das escutas telefônicas, até chegar aos escândalos do dia, Sudam, Sudene, tudo foi varrido para debaixo do tapete, abafado pelo empenho pessoal do presidente Fernando Henrique.”

Artigo anteriorSigilo
Próximo artigoCredibilidade
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

G20 analisa aumentar taxação de corporações, mas…

Proposta tem que ser vantajosa para todos, não só para as sedes das multinacionais.

Botes salva-vidas para a classe A

No mundo de negócios, é tudo uma questão de preço.

Mortes dos essenciais

Aumentam em mais de 50% óbitos de caixas, frentistas e educadores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Eleição no Peru está indefinida. Empate técnico entre 5 candidatos

Primeiro turno será no domingo. segundo turno está previsto para o dia 6 de junho.

Equador: Não haverá contagem rápida no domingo de eleições

Arauz, candidato do ex-presidente Rafael Correa lidera as pesquisas com 37% das intenções de voto contra 30% do candidato do Aliança Creo, o banqueiro Guillermo Lasso.

Indicador econômico global mantém trajetória de recuperação

Segundo FGV, fato reflete avanço das campanhas de vacinação contra a Covid.

Brasil movimentou R$ 2 tri em transações com cartões em 2020

Transações digitais foram impulsionadas por modernização do mercado e pandemia.

IPCA de março variou abaixo da expectativa do mercado

Nossa projeção para o ano que vem permanece de 6,5%, podendo ser antecipada para este ano.