Verde como o dólar

A economista Sandra Quintela, do Instituto de Políticas Alternativas para o Cone Sul (PACS), está pessimista quanto à Rio+20. “A chamada Economia Verde está cada vez mais ligada à privatização. Na realidade, não passa de um nome bonito para desenvolvimento sustentável, pois não busca redução dos fatores geradores da crise, e sim ampliar as fronteiras do mercado”, critica Sandra.

Concentração
Até maio, foram realizadas 313 fusões e aquisições no Brasil este ano, queda de 4,2% em relação às 316 do mesmo período do ano passado. Os dados são de levantamento da Pwc Brasil, que mostram, ainda, que, mês passado, foram realizadas 75 transações, contra 72 do mesmo mês de 2011. Esse número, porém, foi inflado pelos dados da semana de 21 a 28, quando foram registradas 20 operações, para fugir das novas regras de funcionamento do Cade. Até então, a média de maio era de dez negócios por semana.

Pouco ou nada
Segundo pesquisa do Núcleo Bradesco de Inovação, da Fundação Dom Cabral, 48,9% das empresa de médio porte (faturamento anaula entre R$ 16 milhões e R$ 90 milhões) desconhecem programas de incentivo à inovação; 79,8% das empresas não usam incentivos fiscais para inovar; 69,4% não têm parcerias para a inovação com universidades ou institutos; e, ainda, 29% delas afirmam que a inovação não está nem na ideologia da empresa. A pesquisa mostra que somente 2,01% do faturamento anual das empresas consultadas são investidos em atividades de inovação; 46% não investem um único centavo ou aplicam “muito pouco” (até 1%) em inovação e Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).

Paes vai de ônibus
A Transcarioca – sistema de ônibus com pista exclusiva – pode impedir a implantação de outros tipos de transporte, mais eficazes e menos poluentes, se não for modificado seu projeto original, denuncia o ambientalista Sérgio Ricardo. O trecho com problema fica entre as ilhas do Fundão e do Governador, onde projeta-se construir uma ponte: “Caso não seja alterado o projeto original, com ampliação da largura e mudança da estrutura desta ponte, será inviabilizado em definitivo e de forma permanente a futura instalação nesta região de outros modais de transporte, como a opção metro-ferroviária, prevista há décadas no Plano Diretor de Transportes Urbanos da Região Metropolitana do Rio de Janeiro (PDTU), completamente ignorado pela Prefeitura do Rio de Janeiro”, critica Sérgio Ricardo.

Pararam as rotativas
Nova Orleans vai se tornar a maior área metropolitana dos Estados Unidos a não ter um jornal diário desde o início da era digital. Segundo o site Blue Bus, a partir de setembro, o Times-Picayune, um dos mais antigos jornais do país, passará a ser impresso apenas três dias por semana. O jornal tem 175 anos de história.

Divórcio
A informação, no entanto, não autoriza conclusões apressadas decretando o fim do jornais impressos. Sem desconsiderar a concorrência da internet, em muitos, a falta de sintonia entre imprensa e leitores fornece explicação mais precisa sobre o emagrecimento das tiragens do que a mudança de paradigma tecnológico.

Portas abertas
Segundo estudo da McAfee em 24 países, 83% dos usuários de computadores recorrem a uma solução de segurança básica e 17% não têm antivírus instalado ou o software estava instalado, mas desativado. A pesquisa analisou dados de varreduras voluntárias com média de 27 milhões a 28 milhões de computadores por mês.
No Brasil, foram examinados, em média, 1,1 milhão de computadores mensalmente, durante dez meses. De acordo com a empresa, cerca de 85% dos computadores examinados tinham uma proteção de segurança básica em operação e quase 15% não tinham um antivírus instalado ou o software estava desativado.

Ponta do iceberg
A comparação foi feita pelo ex-ministro Delfim Netto, em entrevista neste fim de semana. Segundo Delfim, a exposição da atuação empresarial de Carlinhos Cachoeira, incluindo a Delta, remete aos negócios da Máfia na Itália: “Isso é só a ponta do iceberg”, avalia o ex-ministro.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorBolha espanhola
Próximo artigoIbovespa aponta -1,34%

Artigos Relacionados

Bolsonaro invade TV Brasil

Programação foi interrompida 208 vezes em 1 ano para transmissão ao vivo com o presidente.

FMI: 4 fatores ameaçam inflação

Fundo acredita que preços deem uma trégua no primeiro semestre de 2022, mas...

Pandora Papers: novos atores nos mesmos papéis

Investigação mostra que pouco – ou nada – mudou desde 2016.

Últimas Notícias

Confiança de serviços recupera parte da queda de setembro

Já índice de confiança do comércio se mantém estável em outubro, ficando em 94,2 pontos, após dois meses de queda.

Mercados operam mistos no exterior

No Brasil haverá resposta ao Copom.

Elevação na Selic deve repercutir no mercado

EUA: divulgação de PIB do terceiro trimestre e balanços de grandes empresas são o foco das atenções no cenário internacional.

TSE forma maioria contra cassação da chapa Bolsonaro-Mourão

PT, PCdoB e PROS pedem cassação da chapa por cometimento de abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação.

IGP-M acumula inflação de 21,73% em 12 meses

Alta da taxa de setembro para outubro foi puxada pelos preços no atacado.