Verão perigoso

O percentual de assaltos a turistas neste verão no Rio de Janeiro já é 40% superior ao mesmo período do ano passado. A informação é da Delegacia de Atendimento ao Turista. Para piorar esse quadro de insegurança, seis das dez câmaras instaladas em pontos estratégicos da orla de Copacabana ao Leblon, que fazem o trabalho de vigilância, estão quebradas. A Polícia Militar diz que não cabe à instituição cuidar do equipamento, cuja manutenção mensal custa cerca de R$ 12 mil. De acordo com a PM, a manutenção das câmaras de vigilância é de responsabilidade dos comerciantes da Zona Sul da cidade – não bastassem os altos impostos que já pagam.

Toneladas
A Listel, empresa que publica catálogos telefônicos, recolheu 424 mil listas antigas -equivalente a 280 toneladas de papel – que foram doadas a instituições de caridade nas cidades de Fortaleza, Florianópolis, Porto Alegre, Manaus e São Paulo. O papel foi reciclado em trabalhos artesanais ou vendido. Em 2003 a Listel espera triplicar o volume de exemplares recolhidos.

Denúncia
Começou a funcionar ontem o Disque Corrupção da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Quem quiser fazer alguma denúncia sobre corrupção envolvendo funcionários do governo é só ligar para 0800 255108. A CPI ouvirá hoje os depoimentos dos principais acusados de remessa ilegal de dólares para uma instituição financeira na Suíça: Rodrigo Silverinha, Lúcio Picanço, Carlos Eduardo e outros.

Batizada
Além de não fazer bem ao bolso – no final do governo Itamar um litro de gasolina custava R$ 0,52  e hoje passa de R$ 2 – a desregulamentação do mercado de petróleo também não fez bem à qualidade do produto. Qualquer um pode importar solvente de borracha, a preço irrisório, que é misturado à gasolina, prejudicando o motor dos carros. A Agência Nacional de Petróleo (ANP), que foi criada para defender o consumidor, dispõe de um número de fiscais inadequado para um país de dimensões continentais como o Brasil, no qual funcionam cerca de 27 mil postos.

Segurança
A Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) está sob nova direção. Marcos Madureira, diretor de Relações Governamentais da DaimlerChrysler do Brasil, é o novo presidente da entidade, em substituição a José Edison Parro. A vice-presidência fica sob a responsabilidade de Geraldo Negri Rangel, consultor da área de desenvolvimento e implantação de produto. A principal meta da entidade é a inspeção veicular – que deve fazer bem para a saúde, mas, se sucumbir aos lobbies das multinacionais de vistoria, fazer um estrago no bolso do proprietário de automóvel.

Genérico
Também de olho na ecologia e na saúde, o motorista deve ficar atento ao substituir o catalisador de seu carro. Peça fundamental para reduzir os poluentes lançados na atmosfera, o equipamento vem sendo “pirateado”. Empresas de fundo de quintal vendem um catalisador “genérico” que não passa de uma lata vazia destinada a enganar a vistoria. Só que o barato sai caro: com o equipamento danificado ou com o falsificado, o consumo de combustível aumenta até 20%. Quem gasta R$ 300 por mês em gasolina estaria perdendo R$ 60 – o que daria para comprar uma peça nova em menos de seis meses. Como identificar um “pirata”? Da velha maneira, desconfiando de preço muito abaixo do mercado. Catalisador na faixa de R$ 100 é “genérico”. Um modelo novo custa, para um Gol 1.0 ano 98, por exemplo, R$ 300,00.

Logo ali
Uma cliente da Telemar procurou nesta semana um posto da empresa no bairro carioca do Méier, próximo de onde reside a usuária, na tentativa de obter segunda via de um recibo de pagamento. Lá chegando constatou que o posto já não funcionava, pelo menos naquele local. Telefonou para a empresa e disse que havia outros postos para ela escolher. Os três mais próximos indicados pela atendente da companhia ficam um no Centro da cidade, outro nos distantes bairros da Penha e Barra da Tijuca.

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Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

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