A nova política de isenção de vistos da China para seis países, incluindo cinco na Europa, e a redução das taxas de visto receberam feedback positivo dos viajantes europeus.
BRUXELAS, 13 dez (Xinhua) — Os viajantes europeus elogiaram a recente política de isenção de visto da China para seis países – cinco deles na Europa – e um corte nas taxas de visto para muitos países.
De acordo com a nova política de isenção de visto, com um período experimental de 1º de dezembro de 2023 a 30 de novembro de 2024, os titulares de passaportes comuns da França, Alemanha, Itália, Holanda, Espanha e Malásia podem desfrutar de viagens sem visto para China por até 15 dias.
A política foi amplamente vista como um impulso ao turismo receptivo da China e uma ponte para o intercâmbio entre pessoas, especialmente com mais europeus planejando a sua viagem a este país exótico.
Para Irene, aposentada francesa de 69 anos, a nova política a incentiva a fazer outra viagem à China em breve.
Relembrando a sua última visita à China, Irene manifestou esperança de visitar mais capitais provinciais e de pegar o trem-bala entre diferentes cidades. “A China é um país realmente atraente para nós aqui na França.”
“Apreciamos muito a política favorável nas taxas de visto”, disse Volodymyr Gordyeyev, um ucraniano que vive na Alemanha, que solicitou um visto chinês no centro de serviços em Frankfurt nesta segunda-feira.
Gordyeyev referiu-se a uma medida temporária tomada pelas embaixadas e consulados chineses no exterior de 11 de dezembro de 2023 a 31 de dezembro de 2024, para reduzir as taxas de visto para 75 por cento das taxas normais.
Gordyeyev está agora ansioso por uma reunião familiar de duas semanas com seu filho mais velho, que mora na China com sua esposa chinesa. Ele planeja passar o Natal com o casal e conhecer pela primeira vez sua neta recém-nascida.
Esta será a quinta visita de Gordyeyev à China. Suas viagens anteriores o levaram a diferentes cidades, incluindo Guangzhou, Shanghai e Yiwu, e ele se tornou um ávido amante da culinária chinesa.
“Atualmente, os tipos mais comuns de pedidos de vistos chineses são aqueles para autorizações de entrada múltipla ou de longo prazo”, disse um funcionário do centro de serviços de pedidos de vistos chineses em Frankfurt. Com o novo acesso sem visto para os alemães, o centro registou uma queda de 25% nos pedidos.
A Embaixada da China em Malta foi uma das primeiras a anunciar o corte nas taxas de visto na sexta-feira. Embora a taxa de visto para cidadãos malteses que vão para a China tenha sido reduzida de 60 euros (64,7 dólares americanos) para 45 euros, as taxas para residentes de Malta provenientes de outros países também foram reduzidas para 75 por cento do montante anterior.
A embaixada disse que a medida visava facilitar ainda mais o intercâmbio de pessoas entre a China e Malta.
Entretanto, a embaixada informou que tomou uma série de medidas para simplificar o pedido de visto este ano.
Desde outubro, os agendamentos online para pedidos de visto foram cancelados, e os solicitantes agora podem ir diretamente ao local físico para pedir visto nas manhãs de segunda e quarta-feira.
Os efeitos das recentes medidas da China para facilitar as viagens transfronteiriças foram imediatos.
De acordo com as estatísticas divulgadas pela Administração Nacional de Imigração da China, cerca de 18 mil pessoas dos seis países, incluindo França, Alemanha, Itália, Holanda, Espanha e Malásia, entraram na China entre 1 e 3 de dezembro, um aumento diário de 39 por cento em comparação com 30 de novembro, informou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin, na semana passada.
Ele acrescentou que cerca de 7.000 deles vieram para a China através da política de isenção de visto, e o número representa 39 por cento do número total de entradas destes seis países.
Daisy Zhu, portadora de passaporte italiano que trabalha em Paris, disse: “Meu tio me contou sobre a política de isenção de visto… Pretendo voar para Wenzhou em outubro do próximo ano para o casamento do meu primo”.
Zhu, que nasceu na Itália, filha de pais chineses, disse que tem um forte vínculo com sua família em sua cidade ancestral, na província de Zhejiang, no leste da China. Fim
Leia também:
Agências de notícias da Ásia-Pacífico buscam cooperação para enfrentar mudanças globais e desafios tecnológicos
São Petersburgo, 19 junho (Xinhua) — A 19ª Assembleia Geral da Organização das Agências de Notícias da Ásia-Pacífico (OANA) começou em São Petersburgo nesta quinta-feira. Durante o evento de dois dias, representantes das agências-membro manterão discussões aprofundadas sobre como as instituições podem responder às mudanças globais e aos desafios tecnológicos. Dmitry Peskov, secretário de imprensa […]
China mantém inalteradas taxas preferenciais de empréstimos
Beijing, 20 junho (Xinhua) — A taxa preferencial de empréstimo (LPR, sigla em inglês) de um ano da China, uma taxa de empréstimo de referência baseada no mercado, ficou em 3% nesta sexta-feira, inalterada em relação ao mês anterior. A LPR de mais de cinco anos, na qual muitos bancos baseiam suas taxas de hipoteca, […]
Uso de eletricidade na China aumenta 4,4% em maio
Beijing, 20 junho (Xinhua) — O consumo de eletricidade na China, um importante barômetro da atividade econômica, teve uma expansão constante em maio, mostraram dados oficiais nesta sexta-feira. O índice aumentou 4,4% anualmente em maio, para 809,6 bilhões de quilowatts-hora, de acordo com a Administração Nacional de Energia. A eletricidade consumida pelas indústrias primária e […]
China vai manter política de subsídios para troca de bens de consumo
Beijing, 20 junho (Xinhua) — A China reafirmou seu apoio ao programa nacional de troca de bens de consumo, garantindo financiamento contínuo para manter o pagamento de subsídios do governo em 2025. O programa, parte fundamental da estratégia mais ampla do país para estimular o consumo interno, incentiva os consumidores a substituir produtos obsoletos — […]
Mercado cambial chinês registra operações estáveis em maio
Beijing, 18 junho (Xinhua) — O mercado cambial chinês apresentou operações estáveis no maio, com um fluxo líquido positivo de capital transfronteiriço, informou a Administração Estatal de Divisas da China nesta terça-feira. No mês passado, os setores não bancários da China, incluindo empresas e indivíduos, registraram um fluxo líquido positivo de capital transfronteiriço de US$ […]
China criará centro de operação internacional para RMB digital
Shanghai, 18 junho (Xinhua) — O presidente do banco central da China, Pan Gongsheng, disse nesta quarta-feira que o país estabelecerá um centro de operação internacional para o RMB digital. O centro visa promover a internacionalização da moeda digital e o desenvolvimento de serviços do mercado financeiro, ao mesmo tempo em que apoia a inovação […]