Vice-governador Thiago Pampolha pode ser indicado para vaga no TCE

Alerj: a indicação de Thiago Pampolha ao TCE, Rodrigo Bacellar pode assumir o governo do RJ e mira as eleições de 2026.

402
Thiago Pampolha
Thiago Pampolha (foto Alerj)

A Alerj iniciou o ano com uma articulação política muito forte nos bastidores para indicar o vice-governador Thiago Pampolha para uma vaga no Tribunal de Contas do Estado (TCE). Assim, ele abriria mão de disputar o Governo do Estado nas eleições do ano que vem. Isso daria uma boa mexida no tabuleiro político, já que o governador Cláudio Castro, que não pode disputar a reeleição, quer deixar o cargo em abril — seis meses antes da eleição de outubro — para concorrer a uma vaga no Senado.


Mandato tampão

A saída de Thiago Pampolha do cargo de vice-governador ainda este ano para assumir uma vaga no TCE, somada à renúncia do governador Cláudio Castro em abril, abriria caminho para que o presidente da Alerj, deputado Rodrigo Bacellar (União), assumisse o governo por nove meses. Bacellar é o terceiro na linha sucessória e, nesse caso, comandaria o Estado até a posse do novo governador eleito.


Rodrigo Bacellar, governador

Rodrigo Bacellar (foto Alerj)
Rodrigo Bacellar (foto Alerj)

As articulações na Alerj esbarram, no entanto, nas pretensões de Rodrigo Bacellar. Segundo fontes da Casa, ele também está de olho na vaga que será aberta no TCE e ainda planeja disputar as eleições do ano que vem para governador. O primeiro passo ele já deu: foi reeleito presidente da Alerj para mais dois anos de mandato e garantiu sua posição como terceiro na linha sucessória do Estado. Resta saber se ele estaria interessado em governar o Estado apenas por um mandato tampão ou se vai remar contra a maré para disputar a eleição do ano que vem e tentar um mandato de quatro anos.


Prestígio

A reeleição por unanimidade para presidente da Alerj — algo raro de acontecer — e a presença de muitos prefeitos do interior do estado mostraram a força política de Rodrigo Bacellar.

Espaço Publicitáriocnseg

Caras novas

A Alerj retomou os trabalhos legislativos com seis novos parlamentares, que assumiram as vagas de deputados eleitos prefeitos e que deixaram a Casa para ocupar cargos no Executivo. São eles: Sérgio Fernandes (PSD), Marcelo Dino (União), Alexandre Knoploch (PSC), Delegado Carlos Augusto (PL), Lilian Behring (PCdoB) e Sarah Pôncio (Pros).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui