Vício de opioides nos EUA chega às crianças

Mortes por overdoses nos EUA caiu pela primeira vez em anos, mas número de crianças mortas por opioides dispara

256
Opioides nos EUA
Opioides nos EUA (reprodução vídeo Xinhua)

À medida que a crise do fentanil assola as comunidades dos EUA, as crianças e os bebês se tornaram vítimas inocentes dos opioides, que são 50 vezes mais potentes que a heroína, de acordo com especialistas em saúde pública. O número de overdoses de drogas em todo o país caiu pela primeira vez em anos, mas a incidência de overdoses em crianças aumentou.

Os Centros de Envenenamento da América, que representam 55 centros de controle de intoxicações credenciados nos Estados Unidos, relatam um aumento dramático na exposição ao opioide em crianças pequenas em todo o país. Em 2016, os centros receberam 10 notificações de exposição ao fentanil em crianças menores de 6 anos. Esse número pulou para 539 em 2023.

Na Califórnia, estado que tem o maior número de mortes pelo uso de opioides, com 6.473 (todas as idades) em 2022, dados preliminares do Departamento de Saúde Pública mostram que 11 mortes relacionadas com o fentanil ocorreram em crianças com menos de 5 anos de idade durante os primeiros três trimestres de 2023, as estatísticas mais recentes disponíveis. Houve 10 mortes em todo o ano de 2022 e seis mortes relacionadas ao opioide em 2021.

“O número de overdoses de drogas em todo o país caiu pela primeira vez em anos, mas a incidência de overdoses em crianças aumentou, dizem os médicos, à medida que são expostas a opioides e apetrechos para drogas em casa ou por ingestão acidental”, relatou o Los Angeles Times na quarta-feira (10).

Espaço Publicitáriocnseg

Os Estados Unidos têm cerca de 5% da população mundial e consomem 80% da produção global de opioides. No ano passado, o Congresso norte-americano estimou que o vício custou US$ 1,5 trilhão em 2020, ou 7% do PIB do país.

Leia também:

Farmacêuticas seguem iludindo e lucrando | Monitor Mercantil

Organização da guerra

O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, disse, em suas redes sociais, postando de Washington, que a Otan foi criada para conquistar a paz, não as guerras.

É a 2ª vez esta semana que a coluna cita Orbán; e de forma positiva!

Efeito contrário

A decisão do Colégio Pedro II, de ensino público federal no Rio de Janeiro, de sair de férias 15 dias após retornar de uma greve que tomou quase todo o primeiro semestre, só reforça os argumentos de quem defende a privatização da educação.

Rápidas

Super-heróis negros brasileiros
Super-heróis negros brasileiros (divulgação)

O Museu da História e da Cultura Afro-brasileira (Muhcab) e a Secretaria de Cultura da Prefeitura do Rio apresentam a exposição Os Super-heróis Negros Brasileiros, que estará até 28 de julho, de terça a domingo, das 10h às 17h, no Muhcab (Rua Pedro Ernesto, 80 – Gamboa – RJ) *** “A Reconstrução do Rio Grande do Sul e o Pacto Federativo” é o tema do debate que será promovido pelo IAB em Porto Alegre nesta terça-feira, às 11h. O webinário terá transmissão pelo canal TVIAB no Youtube *** Em julho, o projeto “Faz&Conta” do Américas Shopping terá espetáculos aos domingos, 17h, com a Cia Teatro de Bolso *** O Castramóvel RJPET estará no estacionamento do Bangu Shopping, na Zona Oeste, até 2 de agosto. Os agendamentos para castração gratuita devem ser realizados pelo site *** A rede Cia do Médico acaba de inaugurar, em Campo Grande (RJ), a sua 4ª unidade, que será modelo para as franquias – pretende abrir 4 até o final de 2024. O negócio, voltado para médicos empreendedores, foi fundado pelo médico Antônio Carlos Guimarães Junior e pelo empresário Luiz Henrique Bastos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui