Victer: sistema elétrico avisa, resta saber entender

Ex-secretário defende rever demanda, acelerar térmicas e trazer de volta o Horário de Verão.

Em maio, após um período de chuvas abaixo da média, o ex-secretário de Energia do Rio de Janeiro Wagner Victer alertava para a crise no período da seca, na qual o Brasil está agora. “O cenário só não é gravíssimo em função da baixa atividade econômica, fruto da pandemia. Caso contrário, já teríamos uma situação tão preocupante quanto a do período prévio ao apagão ocorrido durante o Governo FHC”, analisa o ex-conselheiro do CNPE.

“O sistema energético brasileiro sempre dá anúncios prévios que devem ser compreendidos e efetivamente enfrentados, pois os seus impactos, caso não sejam adotados, são crescentes”, alerta. Victer lista algumas medidas emergenciais:

– Volta do Horário de Verão, suspenso há 2 anos. A redução de consumo fica na casa de 0,6% a 0,8%, com queda de 4% a 4,5% no horário de pico.

– Acelerar a entrada das termelétricas já contratadas nos leilões anteriores. “Acredito que, somente de leilões passados (2015, 2016, 2017 e 2018), devemos ter algo acima de 4 mil MW de potência ainda em fase de construção.”

– Diante da impossibilidade da ampliação drástica do aumento de oferta, não só pelo custo, mas por eventuais limitações de insumos, começar a atuar e repensar, “no que aliás me parece que já está sendo orientado”, para a questão da demanda.

 

‘Idadismo’

A população brasileira está envelhecendo e mesmo assim a sociedade não é dos mais velhos. Segundo projeções do IBGE, o Brasil pode chegar a ter 19 milhões de pessoas com mais de 80 anos em 2060. A Mediator Pesquisa realizou, entre julho e agosto, um estudo qualitativo sobre “idadismo”. Idosos da Região Metropolitana do Rio de Janeiro foram entrevistados para avaliar como eles enxergam temas como mercado de trabalho, saúde, tecnologia, convivência com os filhos, consumo e lazer.

A maioria deseja uma inclusão livre de estigmas. A comunicação de produtos da terceira idade, embora tenha melhorado, é um espelho de como o “velho” é estereotipado. O principal aspecto é engajar os jovens, sintonizá-los a este desejo de igualdade.

 

Rápidas

De 18 a 22 de outubro, a ANPUH-RJ realizará o 3º Encontro Internacional História & Parcerias. Os prazos e links para a realização de inscrições podem ser encontrados aqui *** As luminárias da Oficina 021 participarão da Semana de Design de Milão 2021, de 4 a 19 de setembro *** CEO do Grupo Ideal Trends, José Paulo Pereira Silva fará live nesta quarta-feira, às 18h, com o ministro Marcos Pontes (MCT) no perfil @josepaulogit *** O psicólogo Gustavo Zancheta falará sobre “Setembro amarelo e inclusão”, nesta quarta, às 20h30, via @nanadatto *** A influencer Débora Máximo fará live com a empresária de moda e comportamento, Dany Padilla, 9 de setembro, às 18h, sob o tema “Ter ou ser o verdadeiro sentido da elegância”, no Instagram @adeboramaximo *** Organizada pela Enap, TCU, Flacso e Ministério da Economia, a Semana de Inovação 2021 chega a sua 7ª edição com o tema “Ousar Transformar”. Até 3 de setembro, é possível inscrever propostas.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Fintechs e bancos disputam quem cobra mais

‘Não temos vergonha de sermos bancos’, diz Febraban; mas deveriam.

Terceira via tira a máscara

Diferença para atual governo está nos métodos, não nos fins.

Baía de Guanabara como sujeito de direitos

Em SC, Judiciário debate gestão e governança da Lagoa da Conceição.

Últimas Notícias

Startup lança soluções para indústrias e pequenas e médias empresas

ReFact aposta em tecnologia própria inovadora para agilizar e unificar informações dos clientes no e-commerce.

Produção de cerveja retoma ao patamar de 2014: 14,1 bi de litros

Número de brasileiros que apreciaram uma cerveja em casa saltou para 68,6% em 2020, ante os 64,6% de 2019, de acordo com a Kantar.

Bem Brasil Alimentos acelera exportações de batatas pré-fritas

Indústria mineira realizou embarques para Bolívia, Uruguai e Estados Unidos e projeta quadruplicar o volume de vendas em 2021.

Vale cancela ações em tesouraria sem reduzir o valor do capital social

O Conselho de Administração da mineradora Vale aprovou o cancelamento de 152.016.372 ações ordinárias de emissão da companhia adquiridas em programas de recompra anteriores...