35.9 C
Rio de Janeiro
segunda-feira, janeiro 18, 2021

‘Vida e economia andam de braços dados’

Ao afirmar que não se pode falar em saúde sem emprego, e que vida e economia “andam de braços dados”, o presidente Jair Bolsonaro reiterou nesta terça-feira ser contra o fechamento total do comércio em função da pandemia. “Eu peço a Deus que ilumine governadores e prefeitos para que não fechem tudo. Essa não é a política correta. Vida e economia andam de braços dados. Não podemos falar em saúde sem emprego”, disse.

De acordo com balanço divulgado nesta segunda-feira (11) pelo Ministério da Saúde, o Brasil acumula 8,1 milhões de casos confirmados e 203 mil mortes. Com o aumento no número de pessoas infectadas pela Covid-19 em uma segunda onda da doença no Rio de Janeiro, o perfil dos pacientes cada vez mais jovens vem chamando a atenção dos médicos.

Com a abertura das atividades e relaxamento da população, os jovens foram os primeiros que aproveitaram o início da liberação, o que foi determinante para o aumento das infecções. Por ser uma doença de transmissão respiratória, precisa do contato entre as pessoas. Os jovens têm uma preferência pelo contato com outras pessoas, porém, quando eles vão para casa, podem entrar em contato com outros membros da família que estão se resguardando porque sabem dos riscos.

Segundo Leonardo Cordeiro, fisioterapeuta do Hospital e Clínica São Gonçalo (HCSG), em São Gonçalo, “na primeira onda, a idade dos pacientes que procuravam atendimento era maior do que 65 anos e agora está menor que 45 anos, o que preocupa na evolução do contágio aos mais jovens e, consequentemente, aos idosos que geralmente apresentam diversas comorbidades”.

Muitas pessoas estão se internando nessa faixa etária, explica, que complementa: “o descaso dos jovens realmente é uma preocupação de todos, principalmente agora nas festas de final de ano e nesse período de janeiro, que são as férias oficiais escolares. Temos que redobrar a atenção desse público, porque muitos estão banalizando as informações, talvez até mediado pelas fake news”.

“Deve-se redobrar a atenção do uso das máscaras, evitar aglomeração, fazer uma boa lavagem das mãos sempre que tocar em superfícies ou em outras pessoas. E com uso do álcool gel sempre. Essas informações têm que ser passadas para o público de maneira veemente. Um detalhe muito importante é evitar lugares fechados e, se estiver em contato com outras pessoas, manter o distanciamento e o uso de máscara durante as conversas. Acredito que essas recomendações são importantes para qualquer público, seja de crianças, idosos e principalmente nesse grupo de jovens, que agora vem crescendo”, conclui.

Leia mais:

Evento virtual da FGV abordará investimentos em ferrovias

Avanço da Covid-19 faz mercado ficar em cautela

Artigos Relacionados

Mercado financeiro aumenta projeção da inflação para 3,43%

Informação foi divulgada hoje pelo Banco Central, no Boletim Focus desta semana.

Programa promove inclusão na formação de colegiados

“É comprovado que a diversidade impacta positivamente no desempenho da empresa e traz capacidade de inovação para os negócios.

Petrobras começa fase vinculante do Polo Norte Capixaba

“Essa operação está alinhada à estratégia de otimização de portfólio e melhoria de alocação do capital da companhia, passando a concentrar cada vez mais os seus recursos em ativos de classe mundial em águas profundas e ultra profundas, onde a Petrobras tem demonstrado grande diferencial competitivo ao longo dos anos”, destacou texto postado pela petroleira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Atividade econômica está 1,9% abaixo do nível de fevereiro

Mas produção industrial e as vendas no varejo ampliado estão 2,6% e 5,2% acima dos níveis do mês.

SEG NOTÍCIAS – Caixa assume gestão dos recursos e pagamentos do Dpvat

Não há nenhuma mudança nas regras de indenização; presidente da Caixa, Pedro Guimarães, deu detalhes.

Início da vacinação no Brasil deixará mercados atentos

Discurso de Christine Lagarde, do BCE evidencia a preocupação dos formuladores de política econômica da região.

Positivismo com o início da vacinação no Brasil

Conflito de Dória com Bolsonaro aumentou ontem após o início da vacinação ter sido em São Paulo.

IBC-Br de novembro mostrou avanço de 0,59%

Com a leitura de hoje, o índice dessazonalizado permanece ainda -1,86% abaixo do nível registrado em fevereiro de 2020.