Violações aos direitos humanos nos EUA

A China divulgou nesta quarta-feira o Relatório sobre Violações de Direitos Humanos… nos Estados Unidos em 2020. O Escritório de Informação do Conselho de Estado da China citou entre muitos exemplos os resultados trágicos do combate à Covid-19, política de ódio, discriminação racial sistêmica e número crescente de tiroteios.

Na segunda-feira, Estados Unidos, junto com União Europeia (UE), Reino Unido e Canadá, anunciaram sanções contra membros do governo chinês por conta de acusações de violações dos direitos humanos dos muçulmanos uigures da província de Xinjiang.

A China não perdeu tempo em contra-atacar. Entre as acusações de violações nos EUA, o documento chinês cita:

– Tragédia humana no combate à pandemia, que custou mais de 500 mil vidas

– Desordem das instituições democráticas: “A política contaminada pelo dinheiro está transformando as eleições nos Estados Unidos em um show de um homem só para os ricos, e a confiança das pessoas no sistema democrático americano atingiu seu ponto mais baixo em 20 anos”

– Grupos de minorias étnicas sofreram “discriminação racial sistemática”. Os afro-americanos têm três vezes mais probabilidade do que os brancos de serem mortos pela polícia e 1 em cada 4 jovens asiático-americanos foram alvos de intimidação racial

– Repressão aos manifestantes do Black Lives Matter, com prisão de mais de 10 mil pessoas

– “Mais de 41.500 pessoas foram mortas em incidentes com tiroteios nos Estados Unidos no ano, uma média de mais de 110 por dia, e houve 592 tiroteios em massa em todo o país, uma média de mais de 1,6 por dia”

– O 1% mais rico dos norte-americanos tem um patrimônio líquido combinado que é 16,4 vezes o dos 50% mais pobres.

– Requerentes de asilo foram tratados com crueldade; o Governo dos EUA expulsou pelo menos 8.800 crianças imigrantes desacompanhadas

 

Artesanato do Rio

A Associação dos Embaixadores de Turismo do RJ inaugurou, via Facebook, uma exposição sobre artesanato. O evento é realizado em parceria com a Escola Técnica de Turismo CIETH e faz parte das comemorações do aniversário da Casa de Cultura Cocco Barçante, em Petrópolis. Com curadoria de Viviane Fernandes e Gustavo Delesderrier, leva às pessoas a darem um passeio pelo artesanato produzido no Estado do Rio de Janeiro.

A exposição nasceu graças à colaboração de vários Embaixadores do Turismo do RJ, com fotos, e conta com o apoio da Fundação Cesgranrio, da Sérgio Castro Imóveis e do Portal Consultoria em Turismo Bayard Boiteux.

 

Rápidas

A Fundação Joaquim Nabuco preparou para a Semana Santa a exposição A Via Sacra e a Arte Popular, com cerca de 5 minutos de exibição, com imagens e textos em formato de vídeo. Transmissão no YouTube Fundaj Oficial *** O livro Honorários Médicos será lançado na 35ª edição do Encontro Carioca, neste sábado. Escrito por Júlio Peclat, vice-presidente da SBACV Nacional, a obra aborda questões relacionadas a remuneração médica no país *** Um novo espaço para debates sobre a justiça em todos os seus aspectos é a proposta da TV Nossa Justiça, no instagram (@tvnossajustiça) e no YouTube. À frente do projeto, a advogada Luciana Gouvêa.

Leia mais:

Empresas da ‘economia de bicos’ colecionam derrotas

Mercado financeiro coloca Bolsonaro de aviso prévio

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Juntar 2 meses e meio de auxílio para comprar cesta básica

Não só a pandemia, mas inflação é ameaça às pretensões de Bolsonaro.

Uma viagem eno-astrológica

Tomar de empréstimo o léxico astrológico para fazer analogias entre as características dos vinhos e dos signos solares.

Alerj barra privatização da Cedae pela segunda vez

Projeto condiciona venda a renovação do Regime de Recuperação Fiscal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Campos marítimos do pós-sal estão em decadência

Os campos marítimos do pós-sal já produziram cerca de 16 bilhões de barris de óleo equivalente ao longo de sua história, ou seja, 63%...

Motoboys protestam em São Paulo

Entregadores tomaram ruas de São Paulo contra baixa remuneração e péssimas condições de trabalho

BC altera norma para segunda fase do open banking

Medida complementa regulamentação que estabelece requisitos técnicos de fase que vai permitir compartilhamento de dados e transações de clientes.

Confiança do consumidor medida por Michigan ficou abaixo do esperado

Índice registrou leitura de 86,5 na prévia de abril e o esperado era 89.

Escolha de conselheiros da ANPD preocupa por conflito de interesses

Entre os indicados há diretores e encarregados de dados pessoais de grandes empresas da internet.