Violência é principal problema do Rio, aponta pesquisa

Morador do Rio aponta violência como maior problema, seguido de transporte. Corcovado é a cara da cidade

702
Turistas no Corcovado tiram fotos do Pão de Açúcar e da Baía de Guanabara
Turistas no Corcovado (foto de Alexandre Macieira, Riotur)

A Associação dos Embaixadores de Turismo do Rio, através do seu Instituto de Pesquisas e Estudos do Turismo, acaba de realizar uma pesquisa com 400 moradores para entender como eles percebem a Cidade Maravilhosa. “Queremos colaborar com a iniciativa privada e o Poder Público com informações que permitam orientar as politicas publicas e os investimentos”, diz Viviane Fernandes, que preside os Embaixadores do Rio.

Quando perguntados sobre os maiores problemas da cidade, 40% apontam a violência, 24%, o transporte, 19%, saúde, 12%, a falta de infraestrutura para chuvas, e 5% apontam a educação.

Os entrevistados apontam o Corcovado como a cara do Rio (38%), seguido da Praia de Copacabana (23%), Pão de Açúcar (19%), centro histórico do Rio (14%), e 6% lembraram o Jardim Botânico. Os entrevistados (62%) dizem que o Rio é natureza; 20%, cultura; 14%, gastronomia; e 4% optaram por esporte. O Carnaval é considerado o maior evento (62%), seguido do Réveillon (23%) e o Rock in Rio (15%).

Quando consultados se conhecem alguma politica pública da cidade para promovê-la, 40% dizem que sim, 39% afirma que não; e 21% não têm como avaliar.

Espaço Publicitáriocnseg

“Os resultados deixam claro que os problemas sentidos pelos moradores afetam o turismo”, afirma Bayard Boiteux, um dos coordenadores da pesquisa, junto com Matheus Oliveira.

Foram entrevistadas 400 pessoas, sendo que 30% na Zona Oeste, 29% na Sul, 26% na Norte e 15% no Centro. Dos entrevistados, 50% têm graduação, 30% ensino médio e 20% ensino fundamental.

A pesquisa foi conduzida em junho e julho, e a margem de erro é de 3%. Teve o apoio do Hotel Faimont Copacabana, do Portal Consultoria em Turismo e da l’Oreal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui