O Ex-blog de Cesar Maia, prefeito do Rio de Janeiro, lança dúvidas sobre a queda na violência nas grandes cidades colombianas. “Em Bogotá fala-se de um índice de menos de 20 homicídios por 100 mil habitantes; em Medellín, de 28.” Segundo Maia, “o esperado sempre é que qualquer país – em média – tenha uma taxa de homicídios menor que o de suas grandes cidades”. Na Colômbia, porém, a taxa média de homicídios dolosos é de 37 por 100 mil habitantes, muito superior à de suas principais cidades. “Ninguém tem dúvida do sucesso na Colômbia da luta contra a criminalidade”, continua o Ex-blog, mas “seria interessante saber onde e porque isso ocorre, ou seja as cidades do interior terem taxas de homicídios dolosos maiores que as grandes cidades”.
Maquiladoras
Apesar da construção de fábricas após a criação do Nafta, o número de empregos no setor de manufatura mexicano declinou de 4,1 milhões, em 2000, para 3,5 milhões, em 2004, calcula Robert A. Blecker, economista da American University, ao analisar o impacto da área de livre comércio que reúne, além do México, Estados Unidos e Canadá. Com o desaparecimento de empregos mais qualificados, os salários foram ladeira abaixo, incentivando a migração para os EUA. Esses fatos são relatados por Louis Uchitelle, no artigo “Nafta Should Have Stopped Illegal Immigration, Right?” (O Nafta deveria ter acabado com a imigração ilegal, certo?), publicado no The New York Times no domingo de Carnaval.
A migração mexicana para o eldorado estadunidense subiu de menos de 400 mil, no início dos anos 90, para 500 mil anualmente; 80% a 85% dos que atravessam a fronteira do Rio Grande são ilegais.
Oposição
Pela primeira vez em 21 anos haverá disputa pela presidência da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq/Sindimaq). O empresário Luiz Aubert Neto encabeça a chapa de oposição (Inovabimaq). Ele afirma que o objetivo é modernizar a entidade e torná-la mais atuante no cenário econômico nacional e mundial.
Imenso pessimismo
Os portugueses são os mais insatisfeitos com o trabalho e estão entre os mais preocupados com o desemprego, a evolução do custo de vida e com a qualidade dos serviços de saúde entre os europeus. Estas são algumas das conclusões de pesquisa realizada nos 27 Estados-membros da União Européia.
Os resultados do Eurobarometro colocam Portugal no 16º lugar, entre 27, da tabela da felicidade. O povo que se diz mais feliz é o dinamarquês, seguido pelos holandês e pelo belga. Confirmando a falta de otimismo portuguesa, só 18% acreditam numa melhoria da situação financeira de sua família e apenas 12% antecipam uma melhoria da situação econômica e do emprego no país.
Doença
O Sindicato dos Bancários do Rio vai realizar, nesta quarta-feira, protesto contra a falta de uma política de prevenção às LER/Dort nos bancos e contra os peritos do INSS, que, muitas vezes dão altas classificadas de “indevidas”. O ato público será às 11h30, em frente à perícia do INSS (Av. Pres. Vargas, 418, Centro).
Beleza
Búzios vai sediar esta semana, de quinta a sábado, a 3ª Jornada de Cirurgia Plástica, que será realizada no Centro de Convenções do Hotel Pérola Búzios. O chairman do evento é o Dr. Farid Hakme e o coordenador cientifico, o Dr. Paulo Roberto Leal.
Milícias de Copacabana
Alô, governador Sérgio Cabral! Um grupo de seguranças, contratado por dois ou três comerciantes e instalado na esquina das ruas Barata Ribeiro e Constante Ramos, em Copacabana, decidiu intimidar lojistas que não colaboram com a folha de pagamento dos seus integrantes. As ações intimidatórias se estendem aos clientes dos comerciantes não-colaboracionistas. Embora andem armados, há cerca de um mês, quando um prolongado tiroteio no bairro entre policiais e assaltantes se estendeu até o ponto dos milicianos, a valentia, porém, escafedeu-se.