A Vivara anunciou seus resultados financeiros operacionais referentes ao quarto trimestre de 2024 e o consolidado anual, demonstrando um crescimento robusto, que reforça sua posição como a maior joalheria da América Latina e a solidez do modelo de negócio. Em 2024, a companhia apresentou Receita Bruta Líquida de Devoluções de mais de R$ 3,3 bilhões, um crescimento de 17,3% em relação ao mesmo período do ano passado, e Ebitda Ajustado de R$ 657,5 milhões, maior patamar já registrado que representa uma elevação de 37,1% ante a 2023.
Além disso, foi registrado um aumento expressivo de 71,4% no lucro líquido em 2024, atingindo R$ 653,4 milhões, com uma margem líquida de 25,4% no mesmo período (+7,9 p.p. comparado com 2023), o que reforça a solidez da nova gestão liderada por Icaro Borello.
No último trimestre de 2024, os resultados também foram sólidos, reforçando a eficiência das estratégias comerciais nos grandes momentos presenteáveis do ano, como o Natal e o Ano Novo. A Receita Bruta Líquida de Devoluções atingiu R$ 1,2 bilhão (+14,3%), O Lucro Líquido encerrou com R$ 299,5 milhões (+91,9%), O Ebitda Ajustado totalizou R$ 300 milhões (+50%) e a Margem Ebitda Ajustada fechou em 32,9%, aumento de 7,2 p.p., em comparação com o 4T23.
Com um ano marcado por evoluções significativas na estrutura corporativa, na gestão de despesas, alocação de produtos em loja e na melhora do nível de serviços prestados aos clientes, a Companhia registrou R$ 86 milhões de geração de caixa operacional.
“Os resultados históricos comprovam a eficácia das mudanças implementadas em 2024 e reforçam nossa confiança para seguir consolidando nossa liderança de mercado. A estratégia da Vivara é sustentada pelo fascínio aos seus clientes, a busca pela otimização dos estoques e a maximização da eficiência operacional para garantir resultados consistentes, marcas fortes e estratégias comerciais bem estruturadas, afirma Elias Lima, CFO da Vivara.
Os números recordes da companhia refletem a robustez do plano de expansão de lojas físicas, com mais de 70 unidades inauguradas, encerrando o ano com 456 lojas no Brasil (265 Lojas Vivara, 180 Lojas Life e 11 Quiosques) e 1 loja no Panamá.
Resultados sólidos
Em 2024, a companhia apresentou um SSS (Same Store Sales) em lojas físicas de 15,6%, e 14% quando adicionado o e-commerce. O indicador é superior ao encontrado em 2023, quando somavam, respectivamente, 7,1% e 12,4%.
Quando analisado as categorias de produto, relógios foi o grande destaque do 4T24 e também do full year, totalizando R$ 170,4 milhões nos últimos três meses de 2024 (+38,3%) e R$ 443,5 milhões considerando o ano todo (+31,4%). Na sequência, as categorias Life e Joias foram os grandes destaques.
Para Life, o crescimento foi de 10,9% no trimestre (totalizando R$ 451,6 milhões) e de 16,4% no ano, totalizando R$ 1,2 bilhão. Em Joias, a elevação foi de 10,9% nos últimos três meses (R$ 515,5 milhões) e de 16% no consolidado de 2024, encerrando com R$1,6 bilhão.
Foco em rentabilidade para 2025
Para 2025, o foco continuará sendo o fortalecimento da rentabilidade do negócio e crescimento no Brasil. Lima reforça que a companhia desenhou um plano focado em várias melhorias operacionais, que vão do nível de serviço à estrutura e eficiência do capital para garantir que o cliente seja cada vez melhor atendido e que a companhia tenha uma melhor alocação de recursos e estoques.
“Nós seguimos otimistas com o nosso plano de expansão em 2025 com a abertura de 40 a 50 novas lojas em todo o Brasil. Neste último ano, mostramos ao mercado o grande potencial que o nosso negócio tem de alavancagem e o resultado da eficiência que nas novas medidas em curso tem trazido na maximização dos nossos resultados. Vamos seguir focados nesta trajetória para trazer resultados recordes e ainda mais sólidos”, finaliza o executivo.
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