A reengenharia petista da ética ganhou novos termos. Começou com o caixa 2, rebatizado de “recurso não contabilizado”. Coube, em seguida, ao presidente da Embratur, Eduardo Sanovicz, dar sua contribuição. Depois que a Controladoria Geral da União (CGU) condenou a farra dos escritórios brasileiros de turismo no exterior (EBTs), sem licitação e com funcionários entrando pela “janela”, Sanovicz justificou-se: “Podemos ter criado situações inéditas para os padrões públicos de controle.” A mais recente contribuição veio diretamente do Planalto, que reclassificou DVD pirata para “cópia não-oficial”.
Receita
Atado, tal qual o Brasil, pela política de meta de inflação, o México comemora uma taxa de 3,05% nos últimos 12 meses, após alta de 0,25% em outubro, mais baixa desde 1972. O Banco do México, banco central, acredita que a meta de 3% no ano será atingida. O crescimento do país, porém, segue ladeira abaixo: deve ficar abaixo de 2,75%, inferior até ao pífio desempenho brasileiro.
Senna
No próximo dia 23, a Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) entrega o prêmio Líder Empresarial Nacional de Responsabilidade Social 2005, que nesta terceira edição contemplará a presidente do Instituto Ayrton Senna, Vivianne Senna. O evento será no Clube Atlético Monte Líbano, em São Paulo, às 12h.
Natal gelado
Depois de abocanhar 9% do mercado em dois anos no país, a linha Carte d”Or de sorvete ganha uma versão Natal. Aproveitando as festas de fim de ano, a linha, uma parceria da Kibon e da Bauducco, lançou o sorvete de panettone, que busca combinar sabores natalino com o verão brasileiro.
Solidário
Artigos de Carlos Lessa, Sidney Linaza e Isaac Volschan, entre outros, estão em Tecnologia e Desenvolvimento Social e Solidário, livro que professores da Escola Politécnica da UFRJ lançam, dia 16. Editado pela UFRGS, a publicação é uma coletânea de artigos de especialistas que discutem o papel da tecnologia para o desenvolvimento social brasileiro.
Fim dos janeleiros
A pedido do Sindicato dos Jornalistas do Rio de Janeiro, a delegada regional do Trabalho do Rio, Livia Aroeira, anunciou que vai suspender a concessão de registro de jornalista para quem não tem diploma. Durante os quatro anos em que a liminar de uma juíza substituta suspendeu a exigência de diploma para o exercício da profissão, 13 mil incautos viraram jornalistas de uma hora para outra.
Cúmplice
Para o professor Reinaldo Gonçalves, da UFRJ, a economista Maria da Conceição Tavares é “cúmplice por omissão” do desempenho da economia no governo Lula, que ele considera péssimo.