Bottom line – O índice de volume de serviços teve divulgação melhor do que o esperado pelo mercado e avançou 2,6% no mês e -4,8% em 12 meses. Desde fevereiro o índice ainda apresenta queda de -3,2%.
Comentário – O índice de volume de serviços teve divulgação melhor do que o esperado pelo mercado e avançou 2,6% no mês e -4,8% em 12 meses. Desde fevereiro o índice ainda apresenta queda de -3,2%.
Por dentro do índice vemos avanço de todos os grupos no mês, com destaque especial para serviços prestados às famílias (+8,16% no mês, puxado por alojamento e alimentação). Destaca-se especialmente a parte de transportes, com crescimento de 6.8% no mês em transportes aéreos. Ainda assim, o índice permanece -38,51% abaixo do registrado em fevereiro de 2020.
O dado surpreende positivamente na margem e coloca viés positivo para atividade ao final do ano (expectativa de mais um mês positivo nos serviços em dezembro). No entanto, o agregado ainda mostra o setor atrás do restante, tendência que deve perdurar enquanto não houver resolução definitiva da questão da Covid-19. Nossa expectativa é arrefecimento no começo de 2021.
.
Felipe Sichel
Estrategista-chefe do Banco Digital Modalmais
Leia mais: