Segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), de dezembro de 2024, o setor de alimentação e alojamento, do qual a alimentação fora do lar representa 85%, apresentou aumento de 1,1%, frente ao recuo de -0,5% no índice geral de serviços. A comparação é em relação ao mês anterior.
Os dados apontam que, no setor de serviços de alimentação, houve um crescimento de 3,2%, em comparação a novembro, sem ajustes sazonais. Foi o segundo mês seguido em que os serviços de alimentação e alojamento se descolaram da queda no índice geral, apresentando crescimento.
No acumulado de 2024, o serviço de alimentação apresentou crescimento de 5,5%, bem acima do índice geral, que registrou alta de 3,1%.
Para Paulo Solmucci, presidente-executivo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), “o aumento ao longo do ano demonstra a força desse setor que se mostra essencial no cotidiano. Em dezembro, época de décimo terceiro e festas de fim de ano, o segmento de alimentação fora do lar teve bom desempenho em relação ao faturamento. O problema é que continua pressionado por outros fatores, como a inflação”, aponta.
Alimentos e bebidas, principais insumos do setor, aumentaram 1,07%, enquanto a alimentação fora do lar apresentou variação de 0,67% em janeiro. Essa diferença demonstra a dificuldade dos estabelecimentos em repassar os aumentos para os clientes, o que reduz as margens daqueles que conseguem operar com lucro.
“Os estabelecimentos optam, muitas vezes, por não repassar a inflação com medo de perder clientes, mas existe um limite. Operar nesse equilíbrio entre o reajuste e a retenção do cliente está cada vez mais difícil”, completa Paulo Solmucci.
Já a pesquisa de desempenho realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) traz dados positivos do franchising nacional que, em 2024, conquistou um crescimento nominal de 13,5%, o equivalente a R$ 273,083 bilhões. Entre os três segmentos que mais cresceram está o de alimentação foodservice, com um incremento de 16,1%. Dentre os fatores que levaram a estes resultados, há o movimento contínuo de retorno ao trabalho presencial, que deve perdurar pelos próximos anos. Outro fator está relacionado ao aumento da massa salarial e ao volume de pessoas empregadas, favorecendo as refeições fora do lar e os pedidos via delivery, além do consumo de produtos de maior valor agregado.
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