25 C
Rio de Janeiro
quarta-feira, janeiro 20, 2021

Vontade popular volta a vigorar na Bolívia

O candidato do Movimento para o Socialismo (MAS), Luis Arce, disse nesta segunda-feira que a Bolívia “voltou à democracia”, depois de uma pesquisa de boca de urna apontar sua vitória nas eleições para a Presidência da República em primeiro turno.

A empresa de pesquisas Ciesmori, que fez uma projeção para as redes de televisão Unitel e Bolivision, dá 52,4% dos votos ao candidato presidencial do MAS. Em segundo lugar aparece Carlos Mesa, da Comunidade Cidadã, com 31,5%. Com a vitória, além do Mexico e da Argentina, a Bolívia volta a ser progressista.

Os resultados dessa pesquisa diferem daquelas feitas antes de domingo, que apontavam segundo turno entre Arce e Mesa. O MAS deverá ter maioria no Senado e na Câmara dos Deputados. A presidente em exercício da Bolívia, Jeanine Áñez, afirmou no Twitter que, com base nos dados disponíveis, Arce e Choquehuanca venceram as eleições. “Parabenizo os vencedores e peço-lhes que governem tendo a Bolívia e a democracia em mente”, escreveu Jeanine.

O candidato neoliberal Carlos Mesa reconheceu nesta segunda-feira a vitória de Luis Arce.

O eleito foi parabenizado pelos presidentes da Argentina, Alberto Fernandez, da Venezuela, Nicolás Maduro e o ex-presidente Lula. O tribunal eleitoral, o governo interino da Bolívia e as missões internacionais de observadores pediram calma enquanto se aguarda o resultado oficial, que pode levar vários dias. A Bolívia realizou eleições nesse domingo para eleger presidente, vice, deputados e senadores para os próximos cinco anos.

Pela primeira vez desde 1989, Morales não participou do processo eleitoral na Bolívia. Após a eleição do ano passado na Bolívia a Organização dos Estados Americanos (OEA) divulgou relatório apontando fraude, o que depois foi desmascarado. O ex-presidente vive na Argentina desde que renunciou à Presidência em novembro de 2019, depois de denunciar a existência de um golpe de Estado e usurpação de poder.

Artigos Relacionados

Exportações de suco de laranja recuam 23% entre julho e dezembro

Safra menor e estoques mais elevados estão entre as principais razões para a baixa.

BRF conclui aquisição de processadora na Arábia Saudita

Companhia amplia presença e investirá cerca de US$ 7,2 mi para ampliar capacidade da processadora de alimentos Joody Al Sharqiya Food.

Ajuda venezuelana inclui oxigênio e médicos

Em vídeo gravado na fronteira do Brasil com a Venezuela, o presidente da Associação de Médicos Formados no Exterior agradeceu o governo de Nicolás Maduro pelo envio do oxigênio para o Brasil. Ele compõe a Brigada Simón Bolivar, formada por voluntários que prestarão assistência gratuita através de convênio com o Estado do Amazonas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Exportações de suco de laranja recuam 23% entre julho e dezembro

Safra menor e estoques mais elevados estão entre as principais razões para a baixa.

Os desafios para Joe Biden nos EUA

Avanço da Covid-19 pode fazer com que democrata e equipe tenham que apagar alguns incêndios no começo do mandato.

Mercados sobem em véspera do Copom

Campos Neto, presidente do BC, participa da primeira sessão da reunião do Copom.

Mercados locais sobem seguindo Bolsas mundiais

Dia amanhece com tendência de alta para o mercado interno, seguindo NY na volta do feriado.

Contra tudo temos vacina

Dia promete ser de mais recuperação da Bovespa, dólar fraco e juros em queda.