Votação da PEC dos Precatórios não foi simples

Após a trégua de segunda-feira (29), a última sessão de novembro foi de renovação de temores. Primeiro com a possível resistência da nova variante da Covid-19 às vacinas atualmente em uso, depois com a calibragem da política monetária dos EUA em meio ao processo inflacionário. As observações são do economista Alexsandro Nishimura, head de conteúdo e sócio da BRA. Ele destacou como temas mais importantes do dia, a votação da PEC dos Precatórios na CCJ do Senado, divulgação dos dados de emprego e filiação de Jair Bolsonaro ao PL. Nishimura fez alguns apontamentos sobre cada tema citado.
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, por 16 votos a 10, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 23/2021, conhecida como PEC dos Precatórios. A matéria foi encaminhada ao Plenário. Perguntado pela reportagem do Monitor Mercantil como avaliava a decisão, o economista disse: “A votação na CCJ não foi tão simples, pois Fernando Bezerra, líder do governo e relator do texto, teve que mudar duas vezes o texto para conseguir maioria. Entre as mudanças, tirou do Teto os precários do Fundef”, citou Nishimura.

Variante

Como é do conhecimento, a pandemia tem forte impacto no mercado financeiro mundial. O aparecimento da variante, Ômicron, na África do Sul, está balançando os índices mundiais. Nesta terça-feira, as bolsas europeias caíram com temor da nova cepa. No Brasil não foi diferente. O Ibovespa também caiu. Fechou em 101.915,45 pontos, variou -0,87% em relação ao dia anterior. “Aos 100 mil pontos, o Ibovespa caiu em novembro pelo quinto mês consecutivo, sequência que não ocorria desde o primeiro semestre de 2013. Não bastavam os nossos problemas internos, o risco covid voltou ao radar e colocou o mundo em alerta novamente, com forte impacto sobre os ativos”, observou o economista.
“O CEO da farmacêutica Moderna, Stéphane Bancel, disse que as vacinas já existentes devem ter eficácia reduzida contra a nova cepa e alertou que as farmacêuticas podem levar alguns meses até produzirem um imunizante eficaz”, comentou Nishimura.
EUA
Outro fato que mexeu com os mercados aconteceu nos EUA. “O presidente do Fed, Jerome Powell, tenta descobrir o melhor caminho para a política monetária dos EUA em meio a um surto inflacionário muito maior do que as autoridades previam e que ameaça se tornar mais imprevisível devido ao surgimento da Ômicron”, relatou o economista. Powell comentou que a variante poderia intensificar as interrupções na cadeia de abastecimento que alimentaram um aumento surpreendente na inflação este ano, enquanto potencialmente restringe a oferta de mão de obra. Powell disse que talvez seja adequado encerrar o tapering alguns meses antes, confirmou que a nova variante é um risco fora das projeções do Federal Reserve e demonstrou expectativa-base de preços moderados ao longo de 2022.
Desemprego
Nishimura também citou a taxa de desemprego no Brasil que caiu 0,5 p.p., para 12,6% em setembro, abaixo do consenso, “mas reforçou o efeito perverso da inflação, com a queda anual de 11% na renda média no trimestre até setembro”.
Segundo o economista, no Brasil, vemos que economia e política seguem vias paralelas e podem ter forte efeito no resultado da bolsa de valores. A terça-feira foi marcada pela cerimônia de filiação ao Partido Liberal do presidente Jair Bolsonaro. “Ele fez um discurso baseado na sua trajetória política na Câmara e voltado para sua base de apoio também com pautas conservadoras. O clima é de lua de mel entre com o Centrão, tanto que a cúpula do PP também estava presente”, sublinhou Nishimura.

Leia também:

Ômicron se espalha pelo mercado financeiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

B 3 lança novos produtos para negociação de estratégias de juros

Operações são estruturadas de contratos futuros de DI, DAP e FRC

Brasil corre risco de desabastecimento de diesel

Alerta foi feito inclusive pela direção da Petrobras

Lucros das empresas subiram 55% no primeiro trimestre

Em abril, quase metade das categorias de trabalhadores não conseguiu repor inflação.

Últimas Notícias

B 3 lança novos produtos para negociação de estratégias de juros

Operações são estruturadas de contratos futuros de DI, DAP e FRC

JBS tem governança fraca, mas perfil de negócio forte

JBS tem governança fraca, mas perfil de negócio forte

Brasil corre risco de desabastecimento de diesel

Alerta foi feito inclusive pela direção da Petrobras

Lucros das empresas subiram 55% no primeiro trimestre

Em abril, quase metade das categorias de trabalhadores não conseguiu repor inflação.

PIB dos EUA cai mais que previsto, porém inflação perde ritmo

Recessão não está descartada, segundo analistas.